Connect with us

Das telonas ao Carnaval da Sapucaí: petropolitano se destaca na produção de adereços e figurinos

Cidade

Das telonas ao Carnaval da Sapucaí: petropolitano se destaca na produção de adereços e figurinos

Nas telas, Luiz Meira está envolvido no figurino de algumas produções com lançamento para este ano como “A magia de Aruna”, que em breve será exibida pela Disney+, o filme Ricos de Amor 2, que será lançado na Netflix, e um projeto para a Amazon

Mágica e surpreendente, foi na atmosfera que rege o Carnaval que o petropolitano Luiz Meira, ainda na infância, se viu interessado pelo campo das artes pela primeira vez. Hoje, aos 26 anos, ele trabalha no desenvolvimento de adereços e figurinos para o universo audiovisual e, mais recentemente, também para o Carnaval da Sapucaí. Suas criações mais recentes foram à pedido da atriz Erika Januza, que desfilou e brilhou – literalmente – nos ensaios.

Fotos: Divulgação

Razão de ser, para os japoneses o chamado método “ikigai” simboliza a junção entre aquilo que você ama fazer, o que você faz bem, o que o mundo precisa e aquilo pelo qual você é pago para executar. Atingida a junção entre esses pontos, é sinal de que foi encontrado seu propósito. No caso de Luiz, o caminho já foi trilhado. Em paralelo à atuação no cinema – principal área a que se dedica – ele também tem se aproximado de um sonho antigo: o do Carnaval.

Nas imagens, o figurino de Rodrigo Santoro, em que Luiz trabalhou como envelhecista e assistente do filme “Sete Prisioneiros” – já disponível na Netflix; e a dançarina e passista do Salgueiro Sabrina com cabeça projetada pelo petropolitano para o baile da Vogue. Fotos: Divulgação

Segundo Luiz, a identificação com a arte e os trabalhos manuais em muito se deve à figura de sua mãe: Sueli Meira. Artesã e assistente social na área da saúde, ele explica que foi ela quem o ensinou que viver é amar. “Graças a ela, apaixonada pelo mundo e pela vida, eu aprendi que viver é apreciar o mundo ao nosso redor, a arte, e que viemos a esse mundo para ser e fazer feliz. No meu caso, deixando nele um pouco do que sei e do que posso fazer”, descreve.

Fotos: Divulgação

Unidos, um dos programas favoritos dos dois sempre foi assistir aos desfiles lado a lado. Ponto de partida para suas ambições profissionais, o evento chegou a pautar algumas de suas brincadeiras de criança para, passados alguns anos, passar a integrar sua rotina de trabalho. “Minhas brincadeiras eram sempre sobre concurso de fantasia, desfiles de carnaval e barracão de escola de samba, sendo que o que eu mais gostava era fazer minhas fantasias”.

Sonhos e satisfação

A primeira oportunidade conquistada por Luiz no segmento audiovisual aconteceu como estagiário do filme e série “A divisão”, do Globoplay. Dali em diante, ele explica que continuou a se dedicar à área, sem nunca deixar de lado o amor pelo Carnaval. “Segui fazendo minhas coroas e adereços como distração até que percebi que essas peças podiam ser alugadas para comerciais e filmes que abordavam a temática”.

À esquerda, Luiz Meira no set e filmagem do curta “Todos os reinos que nunca te dei”. Foto: Divulgação

De acordo com o petropolitano, um dos projetos que mais lhe trouxeram satisfação foi a série “A magia de Aruna”, que em breve será exibida pela Disney+. Junto da figurinista Renata Russo, ele teve participação direta na criação e desenvolvimento dos figurinos das protagonistas da série. Ambientada entre os anos de 1.723 e 2023, foi em meio ao desafiador projeto que Luiz conheceu a atriz Érika Januza – hoje parceira em projetos criativos de Carnaval.

“Numa das diárias de filmagem ela me pediu ajudar para solucionar um figurino que usaria no ensaio técnico na Sapucaí. Foi aí que criei sua coroa de fênix, símbolo da escola Unidos do Viradouro. Em menos de 48h desde o pedido a coroa estava pronta pra ela reinar a frente da bateria e, desde então, venho trocando figurinhas com ela e seu stylist. Foi emocionante ver uma rainha sendo coroada com meu trabalho, e minha arte”, descreve.

Fotos: Divulgação

O último figurino criado para a artista teve como base o enredo da Viradouro de 97 “Trevas! luz! A explosão do universo” para uma homenagem. Impactante e luminoso, o traje é motivo de orgulho para o petropolitano. “A ideia era criar uma imagem de luz e sombra, penumbra e iluminação. A roupa foi toda pintada à mão e cravejada com mais de 8 mil cristais. Usamos 6 metros de led à prova d’água, com dois pontos de bateria para a roupa se manter acesa”.

Foto: Divulgação

Projetos futuros

Com muito com o que sonhar e pelo que trabalhar, Luiz conta que já tem conversado com Érika sobre o Carnaval do próximo ano e que, nas telas, está envolvido no figurino de outras duas produções: no filme Ricos de Amor 2, que será lançado na Netflix, e em um projeto para a Amazon. “Ainda sobre o Carnaval, temos alguns looks para bailes e eventos, além da minha fantasia para uma das escolas em que vou desfilar e que eu mesmo tenho confeccionado”.

Foto: Divulgação

Aqueles que desejarem acompanhar de perto os projetos do petropolitano podem o acompanhar no Instagram @meiraluiz. Ele revela, ainda, que tem a intenção de lançar ainda este ano sua coleção – até então intitulada de Cápsula Carnaval – com peças tanto simples para venda e que possam ser usadas de maneira versátil ao longo do ano, quanto as mais complexas para aluguel.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir