Connect with us

Hospital Santa Teresa oferece oficinas para cuidar da saúde mental dos trabalhadores da unidade

Saúde

Hospital Santa Teresa oferece oficinas para cuidar da saúde mental dos trabalhadores da unidade

Atividades passarão a fazer parte da rotina dos colaboradores

Uma pausa na rotina de trabalho para relaxar, respirar e experimentar atividades que ajudam a organizar os pensamentos e acalmam os sentimentos. Essa foi a proposta do Hospital Santa Teresa que intensificou as ações de promoção à saúde mental dos colaboradores durante o Janeiro Branco.

Foto: Divulgação

“Realizamos algumas ações voltadas para a promoção de bem-estar para os nossos colaboradores durante todo o ano. Esta é uma preocupação da instituição e da Rede Santa Catarina que ganhou mais atenção durante a pandemia”, explicou o coordenador de Gestão de Pessoas, Rodrigo França Pinto, citando o acompanhamento psicológico, o canto coral, as aulas semanais de meditação e yoga e as sessões de meditação cristã que acontecem três vezes por semana.

Segundo o presidente da Comissão de Humanização do HST, Carlos Carneiro, a proposta foi intensificar as ações para apresentar aos colaboradores alternativas que podem ser incluídas nas suas rotinas.

“Criamos uma programação especial com ações variadas que envolviam música, jardinagem, desenho e meditação para que pudessem sentir os benefícios dessas atividades para o controle emocional e a promoção da saúde mental”, contou, adiantando que a receptividade dos colaboradores foi tão boa que as ações farão parte da rotina do hospital. “Nossa intenção é oferecer essas atividades durante todo o ano, assim como já acontece com as aulas de yoga, as sessões de meditação e o canto coral”, disse Carneiro.

Oficinas

Foi o que já começou a acontecer com a oficina terapêutica, ministrada pela psicóloga Fernanda Moreira. A experiência de aplicar desenhos e pinturas para os colaboradores foi tão positiva que ela já está desenvolvendo a proposta como suporte ao trabalho realizado nos setores.

“Durante os encontros que tivemos, a receptividade e participação dos colaboradores me fez perceber que seria importante continuar usando essas atividades lúdicas em outros momentos”, declarou a psicóloga que usou tinta, lápis de cor e giz de cera como ferramentas para trabalhar o tema da saúde mental.

Foto: Divulgação

Durante a oficina de jardinagem, conduzida pela tecnóloga do meio ambiente, Tâmara Maciel, os colaboradores aprenderam sobre a importância do contato com a natureza e com as plantas colocando as mãos na terra. “

As plantas possuem o poder de auxiliar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de ser muito prazeroso acompanhar o crescimento e vê-las produzindo. Nossa intenção é realizar essas oficinas periodicamente e criar um canteiro onde os colaboradores poderão colher o que plantaram”, adiantou Tâmara.

Foto: Divulgação

Outra ação oferecida na programação do Janeiro Branco foi a oficina de música, comandada pelo pianista e professor, Tharcio Becker. No encontro, os participantes puderam soltar a voz e foram convidados a integrar o coro Vozes do HST.

“Nosso objetivo era mostrar aos colaboradores como a música pode contribuir para a concentração, relaxamento, organização e para o trabalho em equipe. Por isso, fizemos dinâmicas que promoveram a integração do grupo por meio do canto”, explicou o professor muito satisfeito com o resultado alcançado. “Tenho certeza de que todos saíram da oficina mais relaxados”, opinou Becker.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir