Connect with us

Atletas petropolitanas vencem Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu

Esporte

Atletas petropolitanas vencem Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu

Thauany Xavier Corrêa, Maynne Freitas Corrêa e Kethellyn da Costa Souza já ganharam títulos internacionais e estão em rankings mundiais

Nos dias 14 e 15 de janeiro aconteceu o Rio Summer International Open IBJJF Championship 2023, competição estadual de Jiu-Jitsu. Na ocasião, Petrópolis esteve muito bem representada nos pódios. Isto porque as petropolitanas Thauany Xavier Corrêa, Maynne Freitas Corrêa e Kethellyn da Costa Souza, de 27, 26 e 17 anos respectivamente, alcançaram o primeiro lugar em suas categorias.

Número 1 do Brasil

Além de atleta competidora e faixa preta em Jiu-Jitsu, Thauany também é professora. A lutadora conheceu o esporte aos 12 anos através de um amigo e, logo de cara, se encantou. Aos 16, decidiu que faria da modalidade a sua profissão, para ajudar ainda mais pessoas a se encontrarem na arte marcial.

Foto: Arquivo Pessoal

No Rio Summer, a esportista competiu na categoria pena (58,5 kg). Mas essa está longe de ser a primeira vitoria de Thauany. A atleta já conquistou diversos títulos nacionais e internacionais e, atualmente, é a número 1 no Brasil em sua categoria e número 7 no ranking geral.

“O campeonato foi incrível. Consegui entrar no flow e impor meu jogo em todas as lutas”, conta a petropolitana.

Inspiração

A incrível carreira de Thauany serve de inspiração para que outras garotas também se sintam capazes. Para ela, a responsabilidade é enorme e se mostrar um bom exemplo dentro e fora dos tatames é um de seus grandes objetivos.

“Tento passar para as pessoas que é possível realizar sonhos, por mais difícil que pareça às vezes. Sempre que tenho a oportunidade de ajudar meus alunos e amigos, divido com eles os erros e acertos da minha trajetória”, declara.

Essa influência é tão grande que inspirou outra campeã a entrar pro Jiu-Jitsu. A faixa preta Maynne começou em 2011, quando sua melhor amiga, a Thauany, a convidou para fazer uma aula e, quando percebeu, já estava competindo.

Thauany à esquerda e Maynne à direita. Foto: Arquivo Pessoal

“O esporte me colocou e deu algo que eu não tinha, um espírito de competidora. Me deu mais autoconfiança, me conheci melhor e, com isso, a vontade foi aumentando e o Jiu-Jitsu me conquistou”, relata.

Vitorias

Além da Rio Summer, onde competiu na categoria leve (até 64 kg), Maynne já foi campeã em outras sete competições, algumas internacionais como o Sul Americano e o Abu Dhabi Grand Slam, e esteve no pódio de outros 12 campeonatos, como o Europeu e o Mundial com Kimono.

Foto: Arquivo Pessoal

“Consigo colocar em prática o que eu treinei na academia, ouvir meus professores e entregar o meu melhor. Me sinto feliz em poder mostrar que tudo isso é possível. Provar para todas as pessoas que, assim como eu consegui, elas também vão. Você pode viver do que ama e fazer o que ama, acredite”, afirma.

Foto: Arquivo Pessoal

Prodígio

A faixa azul Kethellyn, apesar da pouca idade, não fica longe das outras competidoras. Seu primeiro torneio na categoria adulto pluma foi o Rio Summer, onde ficou em primeiro lugar. Na última segunda-feira (23), a atleta também participou do Campeonato Europeu, em Paris, onde conquistou a medalha de prata.

Foto: Arquivo Pessoal

“Sou competidora desde os meus 10 anos sem nenhum intervalo, a não ser na pandemia. Desde então venho colecionando títulos pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) com e sem kimono, como Brasileiro, Sul Americano, e mais de 15 medalhas de Open”, elenca.

De acordo com Kethellyn, o esporte está em acensão na cidade. “O Jiu-Jitsu feminino em Petrópolis tem crescido e cada vez mais sendo bem representado. Fico feliz por fazer parte disso e espero continuar trazendo resultados relevantes”, finaliza.

Foto: Arquivo Pessoal

As campeãs podem ser acompanhadas pelo Instagram @thauxavierbjj, @maynnefreitas e @ketycostajj.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir