Connect with us

Inscrições gratuitas para o Programa de Residência em TIC do Serratec em Petrópolis vão até o dia 15 de janeiro

Educação

Inscrições gratuitas para o Programa de Residência em TIC do Serratec em Petrópolis vão até o dia 15 de janeiro

Candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas devem ter ensino médio concluído e completar 18 anos até dezembro de 2023

Estão abertas até 15 de janeiro as inscrições para mais um ciclo do Programa de Residência em TIC do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio. São 130 vagas que se destinam a moradores das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal.

As aulas são online e ao vivo, começam em março e vão até julho, num total de 720 horas de imersão no universo da tecnologia. O programa é gratuito e as inscrições devem ser feitas através do site.

Foto: Divulgação/Serratec

Requisitos

Os candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter o ensino médio concluído, idade mínima de 17 anos e completar 18 até dezembro de 2023. Pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres e quem estudou em escola pública terão prioridade.

Os alunos selecionados vão compor a sétima turma qualificada pelo Serratec e as vagas para o programa são bastante concorridas – no ciclo que terminou em dezembro de 2022 foram dois mil inscritos para 135 vagas.

Diferenciais

Essa corrida para o mercado de tecnologia se explica por vários fatores. Um dos motivos é a transformação dos negócios, cada vez mais voltados para o digital, que traz em si uma carência por trabalhadores no mercado de tecnologia. Por sua vez, os jovens do século XXI são em sua maioria apaixonados pelo universo tech.

O setor é um dos que mais contratou na última década em todo o mundo e deverá seguir contratando pelos próximos anos, inclusive no Brasil. Outro motivo da grande concorrência é a oportunidade que o Programa de Residência em TIC do Serratec oferece para pessoas que não tem acesso facilitado para se qualificar e entrar no mercado de trabalho.

Foto: Divulgação/Serratec

O impacto que o Programa de Residência vem trazendo para a região é positivo. São quatro anos de Programa, 735 pessoas já qualificadas (até dezembro de 2022), mais de 15 milhões de reais em moeda circulante proveniente do pagamento de salários às pessoas que já se formaram e foram contratadas. O índice de contratação supera os 60% e a taxa de permanência dessas pessoas no mercado de tecnologia é próximo de 100%.

“Somos empresários de tecnologia e naturalmente, dependemos de pessoas para o sucesso das nossas empresas. Em função disso, faz sentido ir em direção a transformar a vida das pessoas que trabalham conosco. É essa transformação que vai gerar desenvolvimento econômico, prosperidade e impactar positivamente nossa região”, destaca o presidente do Parque Tecnológico da Região Serrana, Guilherme da Motta Alves.

“A Residência é uma loucura, uma janela totalmente nova que se abre para um mundo novo. Hoje eu sou analista trainee. Minha vida é outra depois que passei pelo Programa de Residência, porque hoje eu sei que sou capaz de atravessar os obstáculos e chegar onde eu quiser. Nenhum sonho é grande demais pra mim”, diz Daniele Jeanine, hoje funcionária da TIC Social, empresa associada ao Serratec.

Foto: Divulgação/Serratec

Sobre o Programa

O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Assim, em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile).

O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

O programa também irá contribuir para a criação e desenvolvimento de produtos, oferecendo oportunidades para a geração de inteligência de software e para o fomento de capital humano capaz de surfar na onda da revolução 4.0.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir