Connect with us

Covid-19: Petrópolis amplia a vacinação de reforço para crianças de 5 a 11 anos a partir de segunda

Saúde

Covid-19: Petrópolis amplia a vacinação de reforço para crianças de 5 a 11 anos a partir de segunda

Novo intervalo entre as doses deve ser a partir de quatro meses

A Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta sexta-feira (06), a nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, com as orientações para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19, em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com o documento, “o intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses. A imunização complementar, para as crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer”.

Foto: Divulgação PMP

A imunização de reforço dessa faixa etária, que começa na próxima segunda-feira (09), está garantida, no entanto, a dos outros públicos, incluindo adolescentes, adultos e idosos, será suspensa nesse mesmo dia devido à falta de doses. A previsão é de que novos lotes dos imunizantes cheguem ao município na tarde do dia 10 de janeiro e a imunização seja retomada na manhã seguinte, ou seja, na quarta-feira (11).

“A aplicação da dose de reforço para essa faixa etária era muito esperada, pois os estudos comprovaram o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. Contra a variante ômocrim, por exemplo, ela se mostrou ainda mais eficaz, com elevação de 36 vezes na produção de anticorpos nessa faixa etária. Então, é fundamental que os pais e responsáveis levem suas crianças para completar o esquema vacinal”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Quantidade de imunizantes

Quanto a falta dos imunizantes, o secretário de Saúde Marcus Curvelo, explica que a previsão inicial era de que os novos lotes só chegassem as salas de vacinação no dia 12. “No entanto, a equipe da Divisão de Imunização conseguiu antecipar essa entrega. Importante destacar que não se trata de um problema do município. Porém, em nota divulgada em sua página oficial, o Ministério da Saúde informa que já assinou um acordo com a Pfizer para a compra de 50 milhões de doses adicionais da vacina”, explica Curvelo.

Na nota, o MS esclarece ainda que com a aquisição das novas doses, que complementa o contrato atualmente vigente, o número total de doses chegará a 150 milhões. Ao longo de 2022, 81 milhões de doses foram entregues ao Brasil, e as 69 milhões de doses remanescentes do acordo serão entregues até o segundo trimestre de 2023.

O acordo prevê, neste momento, a entrega de vacinas bivalentes para pessoas acima de 12 anos e vacinas monovalentes para as faixas etárias de 6 meses a 11 anos. O contrato vigente também inclui a entrega de potenciais vacinas adaptadas à novas variantes que venham a ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir