Centro de Cultura de Petrópolis recebe evento gratuito com jovens do Projeto do Morro nesta quarta
Evento tem entrada gratuita e acontece a partir das 19h
No dia 28 de dezembro, a partir das 19 horas, o Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro de Petrópolis, sediará o encerramento do Projeto Vivências Musicais 2022, com as crianças e jovens do Projeto do Morro, que no início deste ano sofreu perdas imensuráveis por conta das chuvas que atingiram a região.
Foto: Divulgação
Durante as apresentações, as crianças do projeto irão tocar e cantar músicas de Natal a partir do que aprenderam durante as aulas de canto coral, flauta, cavaquinho e percussão. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, terá a participação do Pretinho da Serrinha.
“A parceria com o Projeto do Morro ocorre através do Projeto Vivências Musicais, de autoria e responsabilidade da Graviola Produções, do qual somos os patrocinadores através do Instituto Sicoob. A sede do projeto, que ficava no Morro da Oficina, foi totalmente destruída pelas chuvas do início do ano. A nossa escolha por apoiar esse projeto foi justamente um resgate da cidadania e esperança daquelas crianças, suas famílias e de toda a comunidade”, detalha Leticia Baeta, Coordenadora da Unidade Gente e Cultura da Cooperativa Cecremef.
Projeto Vivências Musicais
O Projeto Vivências Musicais é inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Sicoob, com apoio do Instituto Sicoob e organizado na região pelo Sicoob Cecremef. Este é um programa de educação musical que visa a experimentação, o desenvolvimento rítmico, melódico e harmônico, com atividades que despertem a capacidade de criar, tocar, improvisar, cantar, ouvir e expressar. Para além do aprendizado de um instrumento, o projeto se propõe a despertar a consciência crítica, artística e estética do ambiente que seus participantes estão inseridos.
Foto: Divulgação
São oficinas de canto coral, flauta doce, percussão e prática de conjunto, ministrada por professores capacitados durante um semestre, como etapa inicial. Cada etapa é concluída com uma apresentação final que une os alunos participantes a um grande nome da música brasileira.
Assim, o Vivências Musicais visa a incentivar a formação de orquestras infanto-juvenis com alunos de escolas públicas. E um dos seus propósitos é contribuir para gerar fonte de renda nas comunidades carentes, profissionalizando e empregando professores da região.