Connect with us

Inmet prevê instabilidade no tempo em Petrópolis na próxima semana; atenção deve ser redobrada

Cidade

Inmet prevê instabilidade no tempo em Petrópolis na próxima semana; atenção deve ser redobrada

Meteograma aponta para o aumento da probabilidade de chuva entre os dias 19 e 22 de dezembro e também para o acúmulo de nuvens

A última terça-feira foi de susto e de resgate de emoções que os petropolitanos esperavam ter deixado no passado. Com algumas das principais vias da cidade inundadas após poucos minutos de chuva, muitos se mostraram apreensivos com o verão. Segundo meteograma realizado e divulgado pelo Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – a próxima semana volta a ser de instabilidade no tempo e de nuvens acumuladas em Petrópolis.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Disponível diariamente no portal do Inmet, o meteograma consiste em cinco gráficos construídos com base em cálculos matemáticos a respeito da Previsão do Tempo, Temperatura do Ar, Temperatura do Ponto de Orvalho, Umidade Relativa do Ar e Cobertura de Nuvens de uma determinada região. Em Petrópolis, os dados apontam para um aumento da probabilidade de chuva entre os dias 19 e 22 de dezembro e também para o acúmulo de nuvens.

Meteorologista do Inmet, Olívio Bahia explica que o meteograma está sujeito a variáveis que, somadas à distância das datas abordadas, dificultam a precisão de algumas das projeções. Dessa forma, ele destaca a importância do acompanhamento diário do portal do Instituto para a confirmação das informações e de eventuais alertas de perigo emitidos. Todos os dados podem ser acessados clicando aqui.

“Pelo meteograma, a instabilidade deve voltar a atingir algumas áreas do Rio na semana que vem, podendo resultar em chuvas intensas e até acumulados pontuais em algumas áreas. É difícil precisar, com tanta antecedência, o local exato, mas eu estaria de olho no Rio como um todo porque o Estado é uma área sempre muito delicada pela topografia acidentada e residências em áreas de risco, daí a preocupação”.

Ainda segundo Olívio, o indicativo de chuva nos gráficos pode surpreender, uma vez que nem sempre os dias de chuva mais prolongada são aqueles que causam impacto em uma região. “Pode chover 200 mm em um dia e ocorrer somente alagamentos e prejuízos materiais, enquanto que com 30 mm, entre 10 e 15 minutos, pode ser provocado o deslizamento de uma encosta com vítimas fatais. Se os modelos indicam volume, temos que redobrar as atenções”.

Pelo portal do Inmet o usuário tem acesso à previsão do tempo elaborada pelo meteorologista de maneira mais precisa em relação ao dia, o que inclui a probabilidade de chuva e eventuais alertas meteorológicos que, inclusive, mais tarde pautam os comunicados da Defesa Civil nas cidade. Assim, em semanas de maior preocupação, vale a pena se manter atento às informações disponibilizadas.

Como agir em dias de chuva?

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Além de obras de contenção e prevenção a serem feitas pelo poder público, medidas como o deslocamento para lugares seguros podem salvar vidas em situações de emergência. A Sou Petrópolis, em contato com a Defesa Civil do município, desenvolveu há alguns meses a cartilha do petropolitano para dias de chuvas. Entre as principais ações estão:

– O acompanhamento do Boletim Meteorológico da cidade disponibilizado no site da Defesa Civil https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/ ou diretamente pelo link https://bit.ly/3vmRgZ2;

– A busca por locais elevados, cobertos e distantes das áreas inundadas em caso de inundações ou alagamentos. Quando houver risco de desabamento, por sua vez, é importante procurar por áreas distantes de encostas, em especial os locais pré-determinados como pontos de apoio;

– Em dias de chuvas fortes, evite locais com muitas árvores e postes. Nessas condições, esses ambientes podem se tornar perigosos, já que podem ser mobilizados por movimentações nos solos, bem como descargas elétricas, sejam por raios ou rede elétrica instalada;

– Caso a via em que você esteja já tenha sido inundada, não tente atravessá-la a pé ou mesmo com veículos. Busque ruas mais elevadas e abrigue-se até que as águas baixem;

– Em situações de risco, como deslizamentos, enchentes e desastres causados pela chuva, não hesite em entrar em contato com a Defesa Civil através do 199.

Para acessar na íntegra as orientações para dias de chuva, clique aqui: Cartilha para o petropolitano em dias de chuva: como se proteger e prevenir tragédias?

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir