Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí se apresenta nesta quinta na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
Apresentação do grupo petropolitano será às 16h30 em concerto que antecipa a comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado
A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT, vai se apresentar nesta quinta-feira (1º), pela primeira vez na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. O concerto, aberto ao público, será às 16h30 e contará com a presença de 24 alunos do projeto do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz/Petrópolis).
A apresentação antecipa a comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado, que é lembrado em 5 de dezembro. Segundo Nina Mayer, coordenadora executiva da orquestra, os alunos estão animados para participar do recital em um cartão-postal do Rio de Janeiro. “É sempre gratificante poder levar a orquestra para locais dessa magnitude. Preparamos um programa especial e esperamos emocionar o público presente”, afirma.
Foto: Divulgação
A Orquestra
Todos os alunos da OCPIT são estudantes da rede pública de ensino em Petrópolis. O projeto sociocultural foi criado em 2013 e tem o propósito de desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista.
Os jovens musicistas vivenciam um curso intensivo e gratuito no decorrer de três anos totalizando uma carga horária de 300 horas por ano, com aulas teóricas e práticas de música, masterclasses e intercâmbios com universidades de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis.