Connect with us

Após enchentes e perdas, clientes se unem em prol de restaurante famoso por pizza a metro em Petrópolis

Petrópolis do bem

Após enchentes e perdas, clientes se unem em prol de restaurante famoso por pizza a metro em Petrópolis

Há quatro meses Burguer Club opera no Valparaíso

Rodnei Cailleaux é empresário, comerciante, marido, pai e, sobretudo nos últimos tempos, um batalhador em tempo integral. Proprietário do Burguer Club – restaurante famoso na cidade pela oferta de pizzas a metro, o petropolitano teve o negócio inundado pelas duas enchentes do começo do ano. Em novo endereço há quatro meses, ele precisou reduzir a equipe ao máximo e, hoje, trabalha em média 16 horas por dia sem faturar o necessário para se reerguer. Dadas as dificuldades, foi criada uma vaquinha para ajudá-lo a enfrentar o momento delicado.

Fotos: Divulgação

Embora as chuvas de fevereiro e março deste ano tenham sido as de maior impacto no empreendimento, Rodnei tem enfrentado grandes obstáculos que antecedem a pandemia. No segundo semestre de 2019 – ano em que foi inaugurado o Burguer Club – o empresário transferiu a sede da confecção que havia fundado há 10 anos para um galpão anexo ao restaurante, no Bingen. Em janeiro de 2020, uma enchente levou embora todo o estoque, moldes, maquinários e mercadorias prontas. Era a primeira grande dificuldade a ser superada.

“Foi o fim da confecção, que era fruto de 10 anos de trabalho árduo e dedicação. Com muita tristeza encerrei as atividades da empresa porque eu não tinha capital para investir na retomada. A partir daí segui somente com o restaurante buscando me reerguer e recomeçar”. Dali em diante, os esforços estiveram direcionados ao Burguer Club: empreendimento de sua autoria que, desde o princípio, uniu a paixão pela gastronomia herdada do pai Altamir – um dos sócios da antiga pizzaria Barbaridade – ao apreço por antiguidades.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Dois meses depois do ocorrido, houve o lockdown em função da pandemia e, a partir dele, um 2020 de meses fechados, funcionamento com horários reduzidos, além de sistemas de delivery e take-away que resultaram em somente 20% do faturamento usual. Para Rodnei, a exemplo do restante do comércio, 2021 se consolidou como um ano “para colocar as contas em dia e manter as portas abertas”, atravessado com “muita garra e fé, sonhando com um 2022 mais próspero”. Eis que, este ano, Petrópolis viveu – e ainda vive – a maior tragédia de sua história.

No restaurante, o nível da água chegou a 1,4 m. Como resultado, mesas e cadeiras foram cobertas pela água, além de carros e peças que estavam em exposição no espaço também danificados. Segundo o comerciante, nas semanas seguintes o movimento foi baixo com a cidade em luto e a população impactada pelas perdas. Incapacitado de manter o restaurante em um espaço de tamanha proporção no Bingen, a solução foi mudar de endereço. Assim, há quatro meses o Burguer Club opera na Rua Gonçalves Dias, 609, no Valparaíso.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Sem conseguir retomar o faturamento mínimo mensal, Rodnei explica que já reduziu ao máximo a equipe e, hoje, se desdobra em diferentes funções e departamentos, o que resulta em cerca de 16 horas de dedicação por dia. “Trabalho com a esperança de que dias melhores virão, mas eles não têm vindo. As chuvas não dão trégua”, explica. Com pendências financeiras e, por isso, inapto a conseguir empréstimos, o petropolitano tem batalhado para sobreviver. Estimulado por amigos, ele disponibilizou algumas formas de apoio a quem possa ajudar.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

“As formas de ajuda são passando por aqui dando um abraço pra gente se sentir fortalecido, dando preferência pra gente no delivery, presencial, vindo conhecer a nossa proposta de trabalho”, diz Rodnei. Famoso pela venda da pizza a metro – a única da cidade, o estabelecimento também trabalha com sanduíches criativos, tábuas de carne para dividir, porções de petiscos e opções de almoço executivo. É possível fazer pedidos pelo delivery do Burguer Club pelo WhatsApp (24) 99315-6159.

Aos que quiserem contribuir financeiramente, a vaquinha em apoio ao restaurante está disponível clicando aqui. Também é possível colaborar com quantias de qualquer valor pelo PIX de CPF número 00930486706. Mais informações sobre o restaurante podem ser obtidas no Instagram @burguerclub_grill

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir