Após ser destruído na tragédia, Projeto do Morro inaugura nova sede neste sábado
Festa será aberta ao público e contará com apresentações musicais no Vicenzo Rivetti, onde o projeto nasceu de novo
Neste sábado (26), a partir das 10h, o Projeto do Morro inaugura a sua nova sede no Vicenzo Rivetti. A festa, que será aberta ao público, contará com diversas atrações musicais, além do agradecimento aos apoiadores de vários estados do Brasil e à Prefeitura de Petrópolis, que prestou assistência desde que a iniciativa perdeu tudo na tragédia no Morro da Oficina, em fevereiro deste ano.
Foto: Divulgação
“Me sinto forte por, depois do que aconteceu, estarmos inaugurando este novo espaço. Me sinto muito abraçado, porque essa vitória não é só minha, são de todos que acompanham o projeto, torcem e ajudam. Às vezes aquela pessoa que fez um simples compartilhamento já auxiliou muito, pois através disso alguém viu e contribuiu financeiramente”, comenta o criador da iniciativa, Bruno Gonçalves.
Durante a abertura do espaço, o Bboy Bolinho fará uma apresentação de danças e acobracias. Haverá também uma roda de samba com André Campaña e um show do grupo Vivências Musicais, que foi criado dentro das aulas de música do projeto.
Foto: Divulgação
Outro locais
Além da sede no Vicenzo Rivetti, o Projeto do Morro também estava ocupando uma parte do Instituto Mix, na Paulo Barbosa. Com a inauguração, o trabalho no local será encerrado ainda este ano, e todos os esforços serão focados no novo prédio.
“Mas ainda temos a esperança de um dia voltarmos para o Alto da Serra e conciliar com o trabalho aqui no Vicenzo, além de irmos para outras comunidades, que já é um sonho meu há muito tempo”, declara.
Foto: Divulgação
Obras
A ideia inicial é de que este primeiro espaço funcione como um salão adaptável para todas as atividades e, futuramente, serão feitas outras adições nas laterais do prédio e no segundo andar.
“É a inauguração da nossa primeira etapa. Ainda não concluímos nem 20% da obra, mas já é uma vitória muito grande. Estamos com uma sala de 80m². Já ganhamos o material para fazer o primeiro andar todo, porém a gente não tem dinheiro para terminar a obra. Mas já vamos começar no início de dezembro”, relata.
Foto: Divulgação
Cursos
A iniciativa oferece diversos cursos como os de barbeiro, trancista, manicure, depilação, cuidador de idosos, artesanato, gastronomia, DJ, montagem e desmontagem de som, além das aulas de música como cavaquinho, flauta, canto e percussão. Com a nova sede, serão incluídos também formações inéditas para o projeto.
Foto: Divulgação
As aulas são realizadas de forma voluntária por profissionais que ministram os cursos gratuitamente. Podem se inscrever pessoas de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos ou idosos, por meio do Whatsapp (24) 98833-5161.
Tragédia
Em fevereiro deste ano, a sede de quatro andares do projeto no Morro da Oficina foi totalmente destruída pelas chuvas. Foram longos nove meses para que a iniciativa, que já capacitou gratuitamente mais de oito mil pessoas desde 2009, conseguisse se reerguer completamente.
Bruno nos escombros do Morro da Oficina / Foto: Arquivo Pessoal
Doações
Bruno explica que muitos alunos não têm os equipamentos necessários para exercerem o que é aprendido em sala de aula. Alguns dos itens que precisam são maquinários de barbeiro, instrumentos musicais, chuteiras, shorts, camisas, meiões e bolas de futebol. Tudo isto pode ser entregue na própria sede do projeto, na Rua Antonio Loche Martins, 1228, Carangola.
Foto: Divulgação
Já as doações financeiras podem ser feitas pelo PIX CNPJ 25.092.829/0001-92 da Associação Projeto do Morro. “A nossa luta não acabou, nossa batalha é constante. Continuamos precisando de apoio”, finaliza Bruno.
Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais do projeto, na página do Facebook (Projeto do Morro) e no perfil do Instagram (@projetodomorro).
Pra anotar aí:
Inauguração da nova sede do Projeto do Morro
Quando: 26 de novembro (sábado)
Horário: a partir das 10h
Onde: Rua Antonio Loche Martins, 1228, Carangola