Connect with us

Novembro Azul: exame de PSA oferecido gratuitamente no CTO supera expectativas e alcança 273 homens

Saúde

Novembro Azul: exame de PSA oferecido gratuitamente no CTO supera expectativas e alcança 273 homens

Campanha aconteceu nos dias 17 e 24 e contou com a parceria do laboratório de Corrêas e da Secretaria de Saúde. Exame é considerado fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

O exame de PSA oferecido gratuitamente no Centro de Terapia Oncológica (CTO) nos dias 17 e 24 deste mês superou as expectativas e alcançou um número expressivo. Ao todo, 273 homens fizeram a coleta de sangue para realização do exame, que é considerado fundamental para o rastreamento do câncer de próstata.

A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul e contou com apoio do Laboratório de Corrêas e da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Divulgação

Puderam fazer os exames homens com mais de 45 anos. A alta adesão é vista com otimismo pelo corpo clínico do CTO, mostrando que os homens estão mais preocupados com a saúde e buscando a prevenção. O número é três vezes maior do que o alcançado na última vez em que o exame foi oferecido gratuitamente, antes da pandemia.

Aposentado, Paulo Roberto foi um dos homens que esteve no CTO nesta quinta (24) e aproveitou a oportunidade. “Nós estamos em uma idade hoje de cuidar da gente. Já perdi muitos amigos assim, que não se cuidaram, quando viu aconteceu e foram embora. A gente aqui não vai se livrar, mas pelo menos é uma precaução”, comentou.

Perigo sem sintomas

Médico oncologista do CTO, Bernardino Ferreira Netto explica que o câncer de próstata raramente dá sintomas, então a melhor coisa é identificá-lo antes. “A gente pode dar o diagnóstico, através da dosagem do PSA e, claro, incluindo sempre o toque da próstata feito pelo urologista”, destaca.

Foto: Divulgação

Coordenadora da Área Técnica de Saúde do Homem, Maria Eduarda Possato diz que o espaço que foi aberto para a realização dos exames gratuitos de PSA no CTO favorece muito a prevenção. “E traz mais visibilidade para a população masculina, o que traz a promoção e prevenção em saúde também. A parceria tem sido de grande importância para proporcionar melhor atendimento para a nossa população masculina”, diz.

Importância do CTO

O Secretário de Saúde de Petrópolis, Marcus Curvelo, acrescenta que o CTO é uma instituição extremamente importante para a cidade. “E neste novembro azul mais uma vez estreitamos nossos laços para cuidar de forma integral da saúde do homem e na prevenção do câncer de próstata”, afirma.

Foto: Divulgação

Segundo o diretor médico do Grupo Laboratório de Corrêas, Antônio Gonçalves, o PSA representa uma triagem para o diagnóstico do câncer de próstata. “E esse diagnóstico precoce é muito simples de ser feito, nós podemos colher no sangue. Quando os valores no exame estão acima do limite estabelecido, o paciente é encaminhado ao urologista. O PSA detecta essa substância que a próstata produz e que nos tumores isso pode estar aumentado precocemente, muito antes dele ser invasivo e produzir problemas maiores ou sintomas”, afirma.

Por fim, o diretor geral do Grupo Laboratório de Corrêas, Denisvaldo Ferreira, afirma ter ficado muito feliz com o resultado da parceria com o CTO.

“O laboratório é um amigo da saúde e é mais do que dever a gente auxiliar e ajudar na prevenção do câncer de próstata inclusive, neste mês de novembro, onde se dedica mundialmente à prevenção da doença. E, desta vez, com a Secretaria de Saúde que está prestigiando o evento e comprovando a eficiência desse trabalho”, conclui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir