Connect with us

Petrópolis tem 723 casos ativos de Covid-19; adesão à dose de reforço da vacina ainda é baixa

Saúde

Petrópolis tem 723 casos ativos de Covid-19; adesão à dose de reforço da vacina ainda é baixa

Número de casos confirmados da doença em novembro já é maior do que o somado nos últimos três meses

Com a descoberta de duas novas subvariantes da Ômicron e o baixo número de pessoas que receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, os casos da doença subiram em todo o país, incluindo em Petrópolis.

De acordo com dados do painel de monitoramento da Secretaria de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (24), a cidade tem 723 casos ativos da doença confirmados em novembro, com 23 pessoas internadas em leitos clínicos e outras quatro na UTI. Esse número já é superior à quantidade de casos confirmados nos últimos três meses em Petrópolis.

Foto Reprodução Internet

Apesar do alto índice de contágio, o número de mortes diminuiu. Em novembro de 2021, 35 óbitos foram registrados, contra um neste mês. Tal diminuição é atribuída à vacina.

Vacinação

Os dados de vacinação em Petrópolis, atualizados na tarde de quarta (23), apontam que a adesão dos petropolitanos à dose de reforço ainda é baixa. Confira alguns destaques do painel de vacinação da SMS:

  • 90% dos petropolitanos já tomaram a primeira dose, o que corresponde a 267.316 imunizações, além das mais de seis mil doses únicas;
  • Os números caem quando se referem aos dados da segunda aplicação, com 84,9%, o que equivale a 251.025 doses de vacina;
  • Na primeira aplicação de reforço, mais de 171 mil imunizantes foram aplicados. Na segunda, o número apresenta queda, com pouco mais de 79 mil doses;
  • O dado que chama mais atenção é em relação à dose adicional, com pouco mais de 1.434 imunizantes.

Em relação às crianças, 72.2% já tomaram a primeira dose, mas apenas 55,9% completaram o ciclo. De acordo com uma pesquisa da UNIFASE, apenas 5,5% das crianças brasileiras de 3 e 4 anos tomaram as duas doses da vacina.

Quem pode se vacinar?

Todas as pessoas, incluindo bebês portadores de deficiências permanentes, podem ser imunizadas contra a Covid-19.

Foto: Divulgação//PMP

Onde se vacinar?

– Centro de Saúde Coletiva e Centro de Saúde Itamarati (adulto e pediátrico)

  • Segunda, quarta e sexta-feira – 8h30 às 19h30
  • Terça e quinta-feira – 8h30 às 16h30
  • Sábado 8h30 às 16h30

– UBS Itaipava e UBS Quitandinha (adulto e pediátrico)

  • Segunda, quarta e sexta-feira – 8h30 às 16h30
  • Terça e quinta-feira – 8h30 às 19h30

– PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga (adulto e pediátrico)

  • Segunda a sexta-feira – 8h às 16h

– UBS Morin (adulto)

  • Segunda a sexta-feira – 8h30 às 16h30

Foto: Freepik

Prevenção

Com o aumento dos casos de Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforça a recomendação da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, com relação ao uso de máscara em locais fechados e de pouca ventilação, além da imunização contra o vírus. Em Petrópolis, a prefeitura determinou na última quinta-feira (17) o retorno da obrigatoriedade do uso das máscaras em instituições de ensino públicas e privadas, em transporte público e ambiente hospitalares.

Especialista tira as principais dúvidas sobre a vacinação

Para esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao calendário vacinal, a Sou conversou com a especialista em gestão de saúde e membro do Comitê de Combate ao Coronavírus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Chrystina Barros.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir