Connect with us

Petrópolis recebe mais de mil atletas para a final da World Trail Races neste fim de semana

Esporte

Petrópolis recebe mais de mil atletas para a final da World Trail Races neste fim de semana

Maior copetição de Mountain Bike do Brasil acontece no Vale das Videiras, com entrada gratuita e aberta ao público

Nos dias 26 e 27 de novembro, Petrópolis receberá a Grande Final da World Trail Races. As provas da WTR Serra do Mar acontecerão no distrito do Vale das Videiras, conhecido pelo cenário montanhês, propício para a prática de esportes em meio à natureza e por abrigar diversos restaurantes, bares e pelo seu calçamento de pedra.

Foto: Leonardo Avellino

A WTR é a maior liga de esportes de montanha do Brasil e foi criada pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e pela Speed Eventos Esportivos.

A sexta etapa do calendário de 2022 tem expectativa para reunir mais de 1.000 atletas de várias regiões do país. Essa será a quinta edição no Vale das Videiras, as anteriores foram realizadas em 2017, 2018, 2019 e 2021 e, a cada ano, ganha mais adeptos para desbravar as montanhas da região.

“Para nós é icônico retornar a Petrópolis, após um ano, pois foi quando lançamos a WTR com esse novo formato que se consolidou em 2022. Então voltamos para o mesmo local, agora, para premiar os campeões do Ranking WTR. Estamos preparados para concluir essa primeira temporada como Liga e já de olho no que podemos melhorar para 2023, sempre pensando em entregar o melhor resultado para nossos parceiros, sejam os nossos atletas ou nossos apoiadores” ressalta Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports.

Percursos

Os organizadores prepararam percursos desafiantes para os dois dias de competição. No sábado, 26, acontecem as provas de Trail Run para todos os níveis de preparação: 8Km, 16km, 32 km e 60km. E para isso, os atletas estão treinando forte, sobretudo os líderes do Ranking WTR, nas respectivas categorias. Já no domingo, 27, a galera do pedal entra em ação para duas provas de Mountain Bike com 25km e 50km.

Nesta última etapa de Trail Run não haverá categoria “Long” e os campeões já foram definidos e serão premiados também em Petrópolis. Na categoria feminina a Campeã 2022 é Núbia Oliveira e a vice-campeã Clarice Daibert. Ja no masculino quem levou a melhor foi Eduardo de Brito Ramos e o vice-campeão é Lucas Lourenço.

“A WTR é um dos melhores eventos que temos no RJ e está entre os melhores do Brasil. Esse ano a premiação foi muito boa das etapas, assim como será a do Ranking. Os organizadores estão de parabéns. Nesta última etapa da temporada vou correr no 16Km”, afirma Eduardo de Brito Ramos, morador de Búzios (RJ) e praticante de Trail Run há 12 anos. Quem tambem vai competir no 16Km é Núbia Oliveira.

“Me sinto feliz e honrada em ser a campeã na Long, pois já almejava esse lugar já faz um tempo. Foquei nos treinos para que pudesse estar entre as primeiras e permanecer na liderança me fez continuar e não desistir, daí o resultado. A WTR é sucesso, os organizadores são pessoas incríveis e as provas têm um nível técnico avançado”, diz a capixaba que reside em Niterói (RJ) há 24 anos e pratica o Trail Run desde 2016.

A primeira temporada da Liga World Trail Races, após a fusão entre as duas tradicionais provas CamelBak Mountain Race e World Trail Run, será encerrada em grande estilo. Os atletas terão a premiação mais completa do Trail Run brasileiro e não faltará incentivo para retornarem no ano que vem. Serão premiados os Top 5 das categorias Short, Mid, Long, Full e Ultra.

Premiações

“Podemos adiantar que serão mais de 30 mil reais em dinheiro de premiação distribuídos entre os campeões e aproximadamente mais de 200 atletas premiados nas respectivas categorias. A WTR oferecerá 100 mil reais em inscrições e mais de 10 mil em produtos oficiais, além de produtos de patrocinadores e parceiros”, ressalta Gabriela Corrêa, Gerente de Projetos da 213 Sports.

Diversão para toda a família e com a Arena WTR aberta ao público – Os competidores são as grandes estrelas do evento, mas os familiares são presença garantida em todas as etapas, assim como o Squad WTR, formado por 11 atletas e entusiastas da vida outdoor que compõem o time de embaixadores da Liga.

Kids Race

Enquanto os adultos correm entre montanhas, as crianças participam da Kids Race, onde as largadas e distâncias são divididas de acordo com as faixas etárias, de 50m a 1km para crianças de 0 a 14 anos. A atividade foi criada para estimular os pequenos, desde cedo, a praticarem corrida e aprenderem os benefícios do esporte e do contato com a natureza.

Acesso gratuito e aberto ao público

O acesso à Arena WTR é 100% gratuito, assim como o estacionamento é aberto ao público que deseja prestigiar o evento. Nesta final, a programação será um pouco diferenciada. No sábado, a largada das provas Trail Run Ultra 60km e Full 32km começa a partir das 6h e a da prova de Trail Run Short 8km a partir das 7h.

Pouco depois, às 7h10, é a vez dos atletas da categoria Trail Run Mid 16km iniciarem a disputa. Entre 10h e 12h, ocorrem as premiações de Trail Run Short, Mid e Full.

Outras atrações

Entre 14h e 15h, ocorrerá a premiação da categoria mais exigente da WTR, a Trail Run Ultra 60km. A partir de 17h é hora de celebrar a temporada 2022 da WTR e reconhecer os melhores atletas do ano, com a Premiação do Ranking 2022, que terá de encerramento com banda local e DJ. No domingo, as largadas do mountain bike acontecem a partir das 8h, com encerramento previsto às 15h.

Independentemente da premiação, tanto no sábado como no domingo, as atividades e atrações serão as mesmas com: ativações de patrocinadores, Bar Patagonia; Recovery Gratuito com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia para atletas e público; Espaço OMRON, com avaliação com balança de bioimpendância; WTR Store com venda de produtos oficiais da Liga; cama elástica para as crianças, além do food park.

Mídias oficiais da competição: Lance! eRevista Trail Running. Mais informações estão disponíveis no @worldtrailraces e no site da WTR

A WTR Serra do Mar conta com o patrocínio da OMRON, Cerveza Patagonia, On Running e CamelBak e com apoio da Monster, My Safe Sport, Strava. Hotel Oficial: Bomtempo II e foto oficial: Foco Radical.

Programação Trail Run – Sábado 26/11

  • 6h: LARGADAS – Trail Run Ultra 60km e Full 32km*
  • 7h: LARGADA – Trail Run Short 8km*
  • 7h10: LARGADA – Trail Run Mid 16km*
  • 8h30 às 10h: Show
  • 10h às 12h: Premiação Trail Run Short 8km, Mid 16km e Full 32km**
  • 12h às 13h: Kids Race
  • 13h às 14h: Show
  • 14h às 15h: Premiação Trail Run Ultra 60km**
  • 17h às 22h: Celebração de fim de temporada
  • 17h às 18h30: Premiação Ranking 2022 – Trail Run Short, Mid e Long
  • 18h30 às 20h: Show
  • 20h às 21h: Premiação Ranking 2022 – Trail Run Full e Ultra
  • 21h às 22h: DJ

Programação Mountain Bike – Domingo 27/11

  • 7h: Arena aberta
  • 7h às 7h45: Entrega de Kits – provas de MTB
  • 8h: LARGADAS – MTB Light 25km e Pro 50km*
  • 10h às 12h: Show
  • 12h às 14h: Premiação MTB Light 25km e Pro 50km**
  • 14h às 15h: Show
  • 15h: Encerramento da WTR Serra do Mar

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir