Desfile com modelos negros de Petrópolis acontece neste domingo na Praça da Liberdade
Evento idealizado pelo movimento OGUETO começa às 16h e faz parte da Festa Afro Ubuntu, em celebração ao Dia da Consciência Negra
Neste domingo (20), como parte da programação da décima edição da Festa Afro Ubuntu, o movimento OGUETO realizará um desfile com modelos negros na Praça da Liberdade, a partir das 16h. Para esta edição especial do Dia da Consciência Negra, o idealizador da iniciativa e fotógrafo petropolitano Wagner Loiola visa demonstrar a arte negra, potencializar os jovens negros e artistas de Petrópolis.
Fotos: Wagner Loiola
O evento vai contar com personalidades negras locais para dar vida ao que OGUETO representa, um ato de resistência e a bandeira da unanimidade. A performance de estreia do coletivo trará arquétipos que remetem ao glamour e streetwear. Nesta ocasião o DressCode transitará entre o dramático urbano e características marcantes do estilo voguing.
“A inspiração para este movimento começou quando eu e outros jovens negros fomos convocados para falar sobre nossa arte em uma rede de ensino local para mais de 40 alunos. Vendo que isso alcançou e conscientizou outras pessoas, entendemos que a missão de nos reunir teve um impacto bem maior do que imaginávamos”, comenta Wagner, que também atua como garçom e acrescenta que seu propósito “só vale a pena se for para alcançar”.
Wagner Loiola/Foto: João Seidler
OGUETO
OGUETO nasceu com o propósito de incluir minorias e tem como objetivo principal dar oportunidades e atingir pessoas, sejam elas pretas ou brancas, a intenção é que todos sejam impactados com a mensagem que o movimento trás a cada ação elaborada
Assim como em Favelas do Brasil, Retratos Loiola, Retratos Bazzar e outros movimentos idealizados por Wagner, OGUETO surge com algo similar apresentado em seus antecessores, devolver a autoestima e oferecer oportunidades.
Foto: Divulgação
“A ideia que teve a participação de Preta Guimarães, Mariana Gracianno, Elienai Simião se iniciou quando assumi a frente e nomeei o projeto de OGUETO, que tem tudo a ver com nossas origens e de onde nós viemos. Gueto quer dizer a união de minorias, no Brasil, nome que se dá às periferias locais”, explica.
Participantes
O movimento contará com a participação dos modelos Emilly Oliveira, Amanda Rofino, Kevelin Dafne, Daniel Leonel, Romulo Oliveira, Karolla Santos, Wesley Costa, Preta Guimarães, Elienai Simião, Kathlen, Gisele Moraes e a dançarina e também trancista Sulamita Costa, com a beleza artística assinada por Amannda Make, curadoria de Ariane Egydio e stylist do designer de moda Kildary Campos.
Fotos: Amannda Make
Além disso nessa edição contaremos com os fotógrafos, Matheus Kapps, Heitor e Alex que assinarão as fotografias feitas na performance. Na organização, Patricia Ferreira, graduada em administração, com pós em gestão de projetos e eventos e Wagner Loiola, fotógrafo e idealizador do movimento.
O movimento optou em não assumir uma rede social, mas ele pode ser acompanhado pelo Instagram do idealizador @_wagnerloiola.
Programação Ubuntu
A programação do mês da Consciência Negra começou na sexta-feira (11), no Centro de Cultura e durante quatro dias movimentou as comunidades do Independência, Duarte da Silveira, Madame Machado e Cascatinha. Mas a Festa Afro Ubuntu começa na quinta-feira (17), a partir das 17h, quando acontece o cortejo do Grêmio Recreativo Escola de Samba 24 de Maio em direção à Praça da Liberdade. O evento será aberto oficialmente às 18h.
Foto: Arquivo pessoal
Como atrações do evento, o rapper MVBill sobe ao palco na sexta-feira (18), a partir das 20h30 e a sambista Leci Brandão canta no sábado (19) às 19h. O Baile Charme de Madureira acontecerá logo após a apresentação de Leci, às 20h30. A programação completa do mês da consciência negra está disponível no site.
Pra anotar aí:
Desfile de modelos negros
Quando: 20 de novembro (domingo)
Horário: 16h
Onde: Praça da Liberdade, na tenda montada ao lado dos banheiros
Entrada Gratuita