Petrópolis faz parte da Região Metropolitana desde 2018; saiba o que isso significa
Integração definitiva do município deve ser concluída até o fim deste ano
Nesta semana, um novo mapa do território fluminense, elaborado pela Fundação Ceperj, incluiu a cidade de Petrópolis na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Apesar das recentes notícias, segundo a Prefeitura, a cidade já faz parte da região desde 27 de dezembro de 2018, de acordo com a Lei Complementar 184/18.
Foto: Divulgação
Em setembro de 2021, para a inclusão efetiva do município na região, a Prefeitura firmou convênio de cooperação técnica com o Instituto Rio Metrópole, do Estado, para a realização dos estudos necessários à integração metropolitana de Petrópolis.
Nesse trabalho, diversas reuniões públicas vêm sendo realizadas – entre elas, audiência pública promovida em 15 de setembro na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, da Prefeitura, na Avenida Koeler, Centro. O Rio Metrópole prevê concluir até o fim do ano a integração definitiva do município na região.
O que muda?
Ainda segundo a Prefeitura, com essa inclusão, Petrópolis terá acesso a recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro para desenvolver projetos partilhados com outros municípios metropolitanos.