Connect with us

Estudantes de Petrópolis participam de competição latino-americana de robótica em São Paulo

Educação

Estudantes de Petrópolis participam de competição latino-americana de robótica em São Paulo

Jovens estudantes do Colégio Vicentino Santa Isabel vão entrar para disputa apresentando robôs que “dançam”, desenvolvidos por eles e pelo professor de robótica no laboratório da escola

Oito estudantes do Colégio Vicentino Santa Isabel embarcaram para São Paulo em busca da vitória na Latin American Robotics Competition (LARC). Os alunos Ana Mello, Ana Lopes, Laura, Laurien, Mateus, Marcos, Gabriel e Arthur viajaram nesta terça (18), supervisionados pelo professor Sérgio França.

O torneio, que é o maior evento de robótica da América Latina, vai de 18 a 22 de outubro e reúne trabalhos do ensino fundamental até pesquisas da faculdade. Os alunos vão ser divididos em dois times. A ação é uma parceria entre o Santa Isabel com a Infotec Educacional.

Foto: Divulgação

Disputa

As equipes vão participar de uma modalidade chamada onstage, em que os grupos precisam preparar robôs para interagir entre eles e com humanos. O mais interessante é que o trabalho se resume a uma coreografia que lembra a dança de robôs.

“Esse tipo de evento é um grande aprendizado, independente do resultado (considerando que também é uma competição). Eles retornam completamente diferentes, querendo aprender mais, querendo maior aprofundamento no conteúdo. Além disso, se tornam referência para os colegas e agentes motivadores para os demais”, explica o professor Sérgio França, exaltando o espírito esportivo.

Legado

Sérgio também contou que, historicamente, um aluno que participa de um evento desse porte não desiste mais da prática da robótica e do aprendizado de tecnologia. Além disso, o professor também revela que participar deste tipo de projeto pode provocar mudanças comportamentais profundas, indo bem além da tecnologia ou da robótica.

“Realmente promove uma mudança muito profunda e positiva no adolescente. Ele carregará essas experiências pra sempre. Costumo dizer aos pais que a robótica é só uma desculpa… que na verdade eles estão aprendendo gestão de projetos, 5W2H, convivência sob pressão, liderança, companheirismo, entre outros valores”, revela.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Nesta semana, outros quatro estudantes do Instituto Metodista também vão representar Petrópolis na final da Olimpíada Brasileira de Robótica. Para arcar com os custos da viagem, hospedagem e alimentação, os alunos Arthur, João Gabriel, João Vitor e Gabriel fizeram uma vaquinha e viajaram para São Paulo, onde participam da competição até o dia 22 de outubro.

Equipe CRM / Foto: arquivo pessoal

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir