Clube de leitura discute obras escritas por mulheres em Petrópolis
Clube Leia Mulheres Petrópolis se reúne mensalmente, de forma online, para debater sobre o livro escolhido do mês. Inscrições podem ser feitas pelo Instagram e estão abertas para qualquer pessoa
O Clube Leia Mulheres Petrópolis, que existe na cidade há 6 anos, lê e discute, mensalmente, obras escritas por mulheres. A ideia é destacar as produções feitas por mulheres e incentivar a leitura desses livros, em especial, pela defasagem delas, tanto no meio editorial, quanto no universo da escrita e leitura.
Foto: Divulgação
“Qualquer pessoa pode participar do projeto, inclusive homens. O movimento é destinado a todas as pessoas e, mesmo que não tenham lido a obra, podem participar. Quando você participa de um clube, fica mais motivado a ler”, comenta uma das mediadoras dos debates, Linda Feitoza.
Inscrições
Os encontros acontecem de forma online na primeira quarta-feira de cada mês, com raras exceções, como feriados. Geralmente, começam às 18h e vão até às 20h30, ultrapassando o horário apenas quando alguma escritora está presente. As inscrições podem ser solicitadas através do Instagram @leia_mulheres_petropolis.
Foto: Divulgação
Início do projeto
A iniciativa faz parte de uma ação nacional, que atua em todos os estados do Brasil. Petrópolis foi a 29° cidade do país a fazer parte do projeto. Nestes seis anos do clube em Petrópolis, o grupo já realizou encontros no Centro de Cultura, na Casa Cláudio de Souza e, atualmente, fazem parte da Biblioteca do Cefet. Porém, desde que a pandemia começou, os encontros têm sido feitos por meio de chamadas de vídeo.
Participação de autoras
Em datas especiais, como final de ano, aniversário do clube e dia das mulheres, as escritoras dos livros lidos pelo grupo participam dos encontros. No último debate, por exemplo, que aconteceu nesta quarta-feira (5), a autora do livro “A Filha Primitiva”, Vanessa Passos, se reuniu com o clube.
Foto: Divulgação
Natalia Timerman, autora de “Copo Vazio”, Bianca Ramoneda, escritora de “Só” e Aline Bei, responsável pelos sucessos “Pequena coreografia do adeus” e “O peso do pássaro morto”, são alguns dos outros nomes que já participaram dos encontros.
Normas do clube
Cada clube tem uma organização específica em cada cidade. Em Petrópolis, algumas normas individuais são seguidas. Por exemplo, para entrar no grupo de conversa no WhatsApp, onde é possível votar no livro escolhido para o mês, é preciso participar de, ao menos, um encontro. Além disto, quem tiver participado de três encontros, pode indicar o livro do mês.