Connect with us

Pela primeira vez em Petrópolis, coletivo de mulheres assumirá mandato na Câmara de Vereadores

Cidade

Pela primeira vez em Petrópolis, coletivo de mulheres assumirá mandato na Câmara de Vereadores

Coletiva Feminista Popular, que recebeu 2,5 mil votos nas Eleições 2020, entrará no lugar de Yuri Moura em 2023

Pela primeira vez na história de Petrópolis, a cidade terá um mandato coletivo feminino. Após a eleição do vereador Yuri Moura para a Assembleia Legislativa, a Coletiva Feminista Popular do PSOL, composta por quatro mulheres (o total de vereadoras que Petrópolis teve em toda a sua história), assumirá o mandato do partido na Câmara em 2023.

“É muito importante que mulheres ocupem os espaços de poder, não só para ocupar, mas, para nessa ocupação, trazer debates importantes para a sociedade. Mais que isso, trazer a sociedade para que coloque suas pautas”, diz Thaís Paiva, uma das integrantes do coletivo.

Foto: Divulgação

Mandato coletivo

Em um mandato coletivo, o poder de decisão não é apenas centrado em uma pessoa. Apesar de precisar de uma pessoa para representar legalmente, neste caso, Júlia Casamasso, todas as decisões são tomadas coletivamente.

“É assim que acreditamos que deveriam funcionar todos os mandatos. Não queremos protagonismo de luta para uma pessoa, até porque essas lutas não começam hoje e nem com nossa entrada na Câmara. Estamos dando apenas um passo a mais em uma caminhada muito antiga pela sociedade mais justa e solidária que acreditamos que possa existir”, ressalta Thaís.

Além de Júlia e Thaís, Maiara Barbosa e Cristina Moura assumirão cargos do mandato que permitirão que, juntas, atuem na Câmara e na cidade. “Assim, quem votou na Coletiva votou não só em uma vereadora, mas em uma equipe que vai trabalhar junto. Depositou a confiança nas quatro mulheres”, finaliza.

Pouca representatividade

Historicamente, poucas mulheres foram eleitas para o cargo em Petrópolis. Desde 1989, apenas quatro mulheres ocuparam cadeiras na Câmara de Vereadores.

A primeira mulher vereadora foi Carmen Felicetti. Também passaram pelo legislativo: Wilma Borsato (1993 a 1996), Renata Fadel (2001 a 2004) e Gilda Beatriz, que foi eleita pela primeira vez em 2012 e está em seu terceiro mandato.

Hoje apenas uma mulher divide a Câmara de Petrópolis na tomada de decisões com 14 homens – Foto Divulgação Prefeitura de Petrópolis

Em 2020, o coletivo recebeu 2.561 votos, ocupando a 5° posição entre os vereadores mais votados. Porém, por questões de legenda, não foram eleitas e haviam ficado como suplentes.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir