Connect with us

Petrópolis tem a primeira escola pública do país com aulas de natação exclusiva para surdos

Cidade

Petrópolis tem a primeira escola pública do país com aulas de natação exclusiva para surdos

Iniciativa acontece para alunos da Escola Municipal Santos Dumont

Os alunos da Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont tiveram nesta terça-feira (4), a primeira aula de natação dentro do projeto Sobre-Vivências Aquáticas, uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e o paratleta Denivaldo Ramos de Paulo. Com o projeto pioneiro, Petrópolis tem a primeira escola pública do país com aulas de natação exclusiva para surdos.

Foto: Divulgação

Ao todo, 24 alunos da escola terão aulas duas vezes por semana (às terças e quintas-feiras) na piscina aquecida da Escola Municipal Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. O transporte escolar leva os alunos para as aulas.

Coordenação de paratleta do Flamengo

O paratleta Denivaldo Ramos de Paulo é o coordenador do projeto e acompanha as aulas que são ministradas pelo professor de Educação Física Hugo Leonardo Conceição. A instrutora da escola, Ester Raquel Dionysio Silva, também participa das aulas. Ela faz a tradução em libras (Língua Brasileira de Sinais) para os alunos. E a orientadora escolar Viviane Portela auxilia os estudantes.

“A primeira aula foi espetacular. O que queremos aqui é proporcionar uma qualidade de vida melhor para eles. A natação trabalha o emocional e o cognitivo, é muito mais que formar um atleta é fazer com que eles se sintam vivos, porque é assim que eu me sinto quando estou na água”, comentou o paratleta.

Foto: Divulgação

Atualmente, Denivaldo Ramos de Paulo é paratleta do Flamengo. Natural de Pernambuco, ele está em Petrópolis há quatro anos. “Sofri o acidente aos 28 anos e a natação me ajudou na reabilitação. Quando conheci a escola eu percebi que tinha que fazer algo por esses alunos. O importante desse projeto é isso: sentir a vida”, concluiu o paratleta, acrescentando que o objetivo é ampliar o projeto para outras unidades da rede.

Escola Santos Dumont

A Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont existe há mais de 30 anos e há cerca de 21 anos funciona em um prédio na Rua Montecaseros, no Centro da Cidade. Atualmente a unidade conta com 24 alunos, com idades entre cinco e 46 anos. Mas ainda há vagas para novos alunos. “Estamos com matrículas abertas para novos estudantes, que podem ser feitas na própria escola”, explicou a diretora.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir