Connect with us

Em comemoração aos centenário da escola, CENIP promove concurso literário

Cidade

Em comemoração aos centenário da escola, CENIP promove concurso literário

As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de outubro de 2022

O tradicional Colégio Estadual Dom Pedro II, conhecido pelos petropolitanos como CENIP, promove um concurso literário em comemoração aos 100 anos da escola. No concurso, que pode ter a participação de alunos, ex-alunos e funcionários, vão ser aceitos textos em prosa e poesia com o tema “Por trás dos muros da escola, 100 anos de glória”. Os 80 melhores vão ser publicados em uma coletânea.

Foto: Reprodução do Facebook/Acontece no CED Pedro II

Regulamento

  • Quem pode participar: Alunos atuais e ex-alunos do C. E. D. Pedro II, mesmo que tenham estudado na escola quando ela teve outro nome, assim como professores, ex-professores, equipe gestora atual ou passada.
  • Sobre os trabalhos: Poderão ser inscritos trabalhos em poesia, com máximo de 30 versos, ou trabalhos em prosa (prosa poética, narrativas ou crônicas), com máximo de 3600 caracteres, ou seja, cerca de uma lauda com fonte tamanho Arial 12, em tamanho A4. Somente poderão ser inscritos trabalhos em língua portuguesa e sem imagens.
  • Tema: O tema “Por trás dos muros da escola, 100 anos de glória”, não precisa estar citado nem explicito na obra literária, bastando que a mesma contextualize fatos, sentimentos, acontecimentos, experiências vivenciadas ou assistidas pelo autor em seu tempo de convívio com a escola. É um prêmio literário e não histórico, portanto, nomes e datas, períodos ou turmas não são necessários serem citados, interessando ao julgamento o texto literário em si e o resultado em criatividade, beleza e conjunto da obra.
  • Inscrições: As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de outubro de 2022. Em 16 de novembro de 2022, serão comunicados os vencedores. O evento de lançamento do livro ocorrerá em dezembro, em data e local a ser informado na mídia, nas redes sociais e a cada participante.

Seleção de vencedores

80 textos vencedores vão ser escolhidos, entre alunos, ex-alunos, professores, gestores, ex-professores e ex-gestores. Caso aconteça de haver muitas inscrições em uma determinada categoria e não havendo trabalhos suficientes ou com necessária pontuação entre outras de acordo com os critérios estabelecidos pelo corpo de jurados, a comissão organizadora poderá reorganizar a seleção e os números de participação por categoria, visando o preenchimento das páginas do livro e mantendo o número de participantes.

Formato do livro

Segundo a organização do concurso, o livro vai ter formato de coletânea, tamanho 14cm x 21 cm, capa em cores fosca com verniz local, impressão interna em P/B, papel Avena, ISBN e ficha catalográfica.

Ao enviar o trabalho literário para o e-mail designado para o prêmio, o autor  assume a autoria e seus Direitos Autorais (inteira e exclusiva responsabilidade na hipótese de constatação de plágio total ou parcial, sujeitando-se às penalidades previstas em lei para o caso de violação de direitos autorais – art. 184, do Código Penal) e concorda com o regulamento deste Edital, liberando a sua publicação no livro sem recebimento em dinheiro de qualquer pagamento financeiro para esta edição.

Premiação

Cada autor selecionado para participação na obra literária “Por trás dos muros da escola, 100 anos de glória”, ganhará como premiação, além de seu trabalho ser publicado no livro, 8 exemplares do mesmo a serem entregues no evento de autógrafos, em forma a ser combinada com a equipe de organização do prêmio ou, sem custos, para seu endereço de correspondência, desde que dentro do Território Nacional.

Os autores, ao enviarem seus textos, já confirmam que conhecem o regulamento do prêmio e concordam com a publicação dos mesmos no livro, caso sejam selecionados, sendo desnecessária a assinatura do contrato. Cada autor poderá disponibilizar seus exemplares da forma desejada, inclusive vendê-los, desde que respeitem o valor de capa de R$ 30.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir