Connect with us

Bunka Sai: primeiras atrações do Festival da Cultura Japonesa em Petrópolis são divulgadas

Agenda

Bunka Sai: primeiras atrações do Festival da Cultura Japonesa em Petrópolis são divulgadas

Festa tem entrada gratuita e vai de 12 a 16 de outubro

De 12 a 16 de Outubro Petrópolis vai celebrar a cultura nipônica e a ligação da cidade com os japoneses. O Bunka Sai chega a 13ª edição, no Palácio de Cristal, com uma vasta programação cultural, oficinas, comidas típicas e as fascinantes tradições orientais.

Foto: Divulgação

A abertura está marcada para às 11h do dia 12 de Outubro, com a presença do Consul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba. Os hinos do Brasil e do Japão, serão entoados pelos Corais Infantil do Projeto Sol, Som Movimento do Instituto Caminho da Roça e Quinteto de Cordas da Ação Social pela Música do Brasil (ASMD), com regência do Maestro Rafael Macedo.

O evento segue com a tradicional Sangria do Barril de Saquê e o San San Nana Byoushi, ritual japonês que dará boas vindas ao Bunka Sai.

“Petrópolis tem uma forte ligação com a cultura e o povo japonês. Além dos fatos históricos, eles são grandes parceiros nossos também nas ações de prevenção. Temos um grande apreço e muito a aprender com eles, em todas as áreas”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Atrações culturais

Durante os cinco dias de evento, os visitantes e turistas terão a oportunidade de conhecer mais da cultura oriental. A programação vai contar com apresentações de Taiko, os famosos tambores do Japão, canções folclóricas Japonesas; oficinas de Mangá, de língua japonesa, de origami, ikebana (arranjos florais), apresentações de diversas artes marciais, além de palestras.

No dia 13, o judoca petropolitano Matheus Domingues vai ministrar palestra com o tema: Seja Sua Melhor Versão. Vencer desafios é o que move Matheus que tem síndrome de down e pratica judô desde os 8 anos. Os visitantes vão poder curtir ainda quatro exposições: Flores e Frutas do Japão; de Origami; Pipas Japonesas; e Tokusatsu, trajes japoneses.

Foto: Divulgação

Uma outra atração, muito querida do público e que estará no Bunka Sai deste ano, é o Cosplay. Vários personagens, principalmente dos Mangás vão se apresentar.

“Vamos ter uma programação extensa e muito interessante, tudo pensado em parceria com o Consulado Geral do Japão no Brasil, e claro, a gastronomia japonesa que é tão difundida e amada no nosso país. Nosso intuito é trazer um pedacinho do Japão para Petrópolis para que todos tenham a oportunidade de se aprofundar nesta cultura tão rica”, ressaltou a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.

Última edição

A última edição presencial do Bunka Sai foi em 2019. Em 2020, foi realizado de forma online e agora retorna com tudo para o Palácio de Cristal. A primeira edição da festa foi em 2008, para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. No mesmo ano, foi criada a Associação Nikkei de Petrópolis que é realizadora da Festa, junto com a Prefeitura de Petrópolis.

“Retomar esse evento depois de dois anos de pandemia é uma alegria imensa para nós. Estamos aqui para manter viva a nossa tradição e estreitar ainda mais a ligação Brasil e Japão. Esperamos que todos apreciem a nossa cultura e aproveitem a festa”, desejou Masao Nagashima, relações públicas da Associação Nikkei de Petrópolis.

Ligação Petrópolis-Japão

Historicamente, Petrópolis tem uma ligação estreita com o Japão. Foi a primeira cidade foi a receber uma legação japonesa, em 1897, onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Foi de Petrópolis que o terceiro ministro japonês à época, Sr. Sugimura, enviou um relatório favorável à imigração para o Brasil, viabilizando a vinda dos japoneses para o país.

O Bunka Sai faz parte do Calendário de Eventos oficial de Petrópolis e, assim como a Bauernfest e o Serra Serata, é mais um atrativo para a nossa cidade. “Tivemos um movimento espetacular durante a Bauernfest e o Serra Serata. No último fim de semana da festa em homenagem à imigração italiana, a ocupação passou dos 74%, altíssima para este período de baixa temporada, no qual os eventos são nossos aliados. Tenho certeza que o Bunka Sai será um sucesso. Esperamos todos para celebrar conosco”, convidou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Foto: Divulgação

O evento, que tem entrada gratuita, é realizado pelo Instituto Municipal de Cultura, Secretaria de Turismo, Associação Nikkei de Petrópolis e co-realização do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. Em breve, a programação completa, com dias e horários das atrações, estará disponível no site do evento que é o https://web2.petropolis.rj.gov.br/bunka-sai/. Por lá, também é possível encontrar toda a história da ligação entre Brasil e Japão, edições anteriores e curiosidades.

Pra anotar aí:

Bunka Sai – Festival da Cultura Japonesa

Quando: 12 a 16 de Outubro

Horário: 10h às 22h

Onde: Palácio de Cristal

Entrada gratuita

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir