Serra Serata reúne o melhor da culinária italiana em Petrópolis; confira o cardápio oficial da festa
Na edição deste ano, Cristina Pellegrini é a responsável pela gastronomia do evento
Representar a culinária italiana, uma das mais famosas do mundo, não é uma tarefa fácil. Na edição deste ano do Serra Serata, que começou no último fim de semana, a missão ficou para a matriarca da tradicional Casa Pellegrini, um dos restaurantes mais conhecidos de Petrópolis, especialmente quando o assunto é comida italiana.
Foto: Sou Petrópolis
Com uma missão tão difícil nas mãos, conversamos com Cristina Pellegrini, dona do restaurante Pellegrini e representante da parte de gastronomia da Casa D’ Itália. Na edição de 2022 do Serra Serata, Cristina é a responsável pelo cardápio da festa.
Barraquinhas
Apesar de não ter uma barraquinha específica na festa, a Casa Pellegrini já participou do Serra Serata em outras oportunidades. Além da festa italiana, muito importante para o crescimento da Casa, Cristina contou que o restaurante começou a tomar forma no Petrópolis Gourmet, demonstrando a importância da cidade em sediar eventos deste tipo.
Foto: Divulgação/PMP
“Neste ano a festa tem duas food bikes e nove barracas de pratos típicos. A festa italiana é bem famíliar, geralmente as pessoas vão com as famílias, levam as crianças. Tentamos manter essa tradição de almoço de domingo na casa da avó nas barraquinhas da festa”, explica Cristina, a grande nona italiana da festa.
Além das barracas de comida, o Serra Serata também conta com uma tenda da Associação Petropolitana de Pacientes Oncologicos (APPO) e do movimento Sustenta Elas.
Culinária
Como toda boa italiana, Cristina falou sobre a descendência e a importância de manter as tradições na gastronomia. Relembrando as primeiras aulas de gastronomia, em 1974, a dona do restaurante revelou que suas primeiras aulas foram feitas ainda no mimeógrafo, mas veio a se apaixonar e entender as raízes após um período na Itália.
Foto: Sou Petrópolis
“Nós não fornecemos a comida para o evento inteiro, mas dou suporte e ajudo com as receitas. Algumas barracas, por exemplo, me pediram ajuda com as receitas de piadina, mas também fiz uma sugestão de pratos para serem oferecidos na festa. Nesta edição, estamos com muitas opções, e é uma honra poder representar a Serra Serata”, contou. Confira o cardápio completo:
Entradas
- Focaccia
- Bruschetta
- Caponata
- Salada Caprese
- Arancino e supplì.
- Panzerotto
- Pães
- Crostini
- Burrata
- Para o pratos a serem servidos:
- Pizzas
- Piadina
- Calzone
- Gnocco frito
Sopas
- Capeletti in brodo
- Minestrone com feijão manteiga
- Sopa de abóbora
- Também de grão de bico
- Lentilhas
Massas
- Lasanhas
- Canelone
- Nhoques
- Penne
- Fusilli
- Orecchiette
- Ravioli,
- Talharim
- Spaghetti.
- Polenta
Molhos
- Alho, azeite. “Aglio e olio ” com pimenta ou
- Aliche.
- Cacio e Pepe
- Pesto de Manjericão
- Ao sugo
- A puttanesca
- Carbonara
- Bracciola ou bife à rolê
- Almôndegas
- Polpettone
- Risotto.
Sobremesas
- Gelato
- Cannoli
- Panna cotta
- Tiramisù
- Bomboloni
- Baba ao rum
- Salame de chocolate.
- Inspiração para a “Palha italiana “
- Tortas de chocolate, nozes, avelã e Panforte.
- Geleias
- Compotas
- Biscoitos
Foto: Sou Petrópolis
Responsabilidade
Quanto a responsabilidade de representar a culinária, Cristina revela que é grande, já que a Itália possuí uma das culinárias mais populares e queridas do mundo.
“A família Pellegrini tem uma tradição muito grande na gastronomia. Fiz um cardápio para que os participantes pudessem ter uma ideia para além de termos muitas opções, também mantermos toda a imponência da comida italiana” finalizou.