Connect with us

Pequena Tribo, programa educacional de contraturno escolar, é implementado em escola municipal no Bonfim

Educação

Pequena Tribo, programa educacional de contraturno escolar, é implementado em escola municipal no Bonfim

Projeto tem como essência valorizar a história dos povos originários. Aulas começam no próximo mês para 40 crianças de seis a dez anos

O Instituto Jonas Masetti fechou convênio com a Secretaria de Educação de Petrópolis para implantação do “Pequena Tribo” no município. O programa educacional extracurricular promove, no contraturno escolar, período em que as crianças ficariam ociosas em casa, dinâmicas que estimulem o desenvolvimento de suas competências socioemocionais.

Nesse primeiro momento serão disponibilizadas 40 bolsas de estudos para atender crianças de seis a dez anos da Escola Municipal Odette Young Monteiro, no Bonfim, que passam a ter ensino integral com o Pequena Tribo.

Coordenador do Pequena Tribo, Rodrigo Ribas; equipe pedagógica do programa e diretora da Escola Municipal Odette Young Monteiro, Liliane Costa. Foto: Divulgação

Na segunda-feira (12) foi realizada a primeira reunião com os pais das crianças. Na ocasião foram apresentados os objetivos do programa e como vão ser trabalhados os conteúdos e as oficinas do Pequena Tribo, que vai funcionar em dois turnos (manhã e tarde) dentro da unidade escolar municipal.

“Os pais saíram muito empolgados da reunião. Não só eles, mas toda a equipeda escola. Vai ser uma oportunidade única para essas crianças porque vimos a alta qualidade do conteúdo que será repassado, sem falar nos profissionais que vão trabalhar com as crianças. Minha previsão é de sucesso!”, disse Liliane Costa, diretora da Escola Municipal Odette Young Monteiro.

Reunião de apresentação com os pais. Foto: Divulgação

Programa pedagógico

Dentro de um programa pedagógico de excelência, elaborado por profissionais altamente qualificados, a ideia do Pequena Tribo é primordialmente valorizar e contar a cultura dos povos ancestrais por meio de oficinas pedagógicas e lúdicas, em um ambiente onde meninos e meninas possam desenvolver ao máximo suas potencialidades.

“Primamos por um conteúdo pedagógico de alta qualidade para as crianças do Pequeno Tribo. Escolhemos profissionais de excelência dentro da pedagogia para fazerem um programa muito bem estruturado que trabalha macrocompetências importantes para o desenvolvimento da criança”, conta o professor tradicional de Vedanta, Jonas Masetti, idealizador da iniciativa.

“Fico feliz em poder contar a história dos povos originários para essas crianças. Mostrar que nós brasileiros também temos uma tradição originária que vem dos índios, em especial os da Amazônia”, complementa.

Pequena Tribo

A essência do Pequena Tribo é contar a história das civilizações valorizando seus ancestrais e povos originários como, por exemplo, os índios brasileiros da Amazônia, a cultura originária americana, árabe, angolana, entre outras.

Crianças em atividades do Pequena Tribo durante Festival de Vedanta de Petrópolis. Foto: Divulgação

Além disso, o programa envolve a alimentação com lanche, a promoção da saúde e outras experiências como: desenvolvimento de criatividade, da livre expressão, educação ecológica, fortalecimento da autoestima, técnicas de respiração, atenção plena e manifestações corporais e artísticas.

Todas as atividades são trabalhadas de forma integrada. Tudo se inicia com a contação de histórias. São contos de alguma cultura ou tradição. Com esse ponto de partida, as demais atividades se desenrolam em vivências. Se forem trabalhar música, teatro ou dança, essas modalidades serão desenvolvidas dentro da tradição que está sendo estudada naquela semana.

“É tudo muito lúdico e desenvolvido com muito carinho para que essas crianças experenciem o melhor. Estamos muito felizes e empolgados com o início das atividades. Gostaríamos de agradecer imensamente à Prefeitura de Petrópolis, à Secretaria de Educação e à direção da Escola Municipal Odette Young Monteiro pela confiança na realização do nosso contraturno”, explica Rodrigo Ribas, coordenador do Pequena Tribo.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir