Connect with us

11 cidades vizinhas a menos de 200 km de distância para curtir o frio fora de Petrópolis

Turismo

11 cidades vizinhas a menos de 200 km de distância para curtir o frio fora de Petrópolis

Teresópolis, Vassouras e até Campos do Jordão são destinos viáveis para aproveitar essa época do ano

Matéria atualizada em 14/05/2023

Bem localizada e com um clima característico, Petrópolis é sempre lembrada por aqueles que buscam curtir o friozinho da Serra, principalmente nesta época do ano. Com a proximidade a outras cidades que também tem o frio serrano como característica, listamos 9 cidades para os petropolitanos e turistas curtirem o frio fora de Petrópolis.

 1. Miguel Pereira (68,1 Km)

Parte do Vale do Café, região que se destacou pela grande produção do grão, Miguel Pereira tem ótimas opções de entretenimento.

A 1h50 de Petrópolis, a cidade tem uma característica especial: é considerada uma Estância Climática, com o 3º melhor clima do mundo. A cidade é uma ótima opção para quem aprecia programas ao ar livre, roteiros culturais e gastronomia.

Não deixe de ver:

Terra Dos Dinos, Circuito Gastronômico de Miguel Pereira, Rua Coberta, Vale do Girassol, Espaço da Criança, Parque das Aves Miguel Pereira, Museu Francisco Alves, Espaço do Agricultor, Rua Torta, Lago Javary, Viaduto Ferroviário Paulo de Frontin, Calçadão Grawatta, Cachoeira do Poção, Espaço do Artesão.

Fotos Reprodução / Instagram @comivivisorri – @ramãotrilheiroecoturismo

2. Paty do Alferes (62,3 km)

O Caminho do Imperador, que foi uma ligação para Dom Pedro II entre Paty de Alferes e Petrópolis, possibilita os visitantes apreciar a natureza que o cerca. O turismo rural é o grande atrativo da cidade, além das construções histórias.

Para os apreciadores, o município foi o primeiro do país a ter o Museu da Cachaça do Brasil. Lá os visitantes conhecem as histórias sobre as fabricações e degustam as bebidas. Paty de Alferes também se destaca pelas famosas Festas do Tomate e do Doce.

Não deixe de ver:

Museu do Mangalarga Marchador, Igreja Matriz, Casarão do Barão de Paty do Alferes, Feira de Artesanato, Os Três Arcos, Cachoeira Manga Larga de Baixo, Fábrica de Orquídeas, Alambique Duvale, Fazenda São João da Barra.

Fotos Reprodução / Instagram @visitepaty – @exploremiguelpereira

3. Paraíba do Sul (80,3 km)

Paraíba do Sul também é conhecida como Rainha das Águas Minerais. Isso porque, no município os visitantes encontram várias cachoeiras e fontes de água mineral. A rica história e o patrimônio cultural são as opções de lazer para quem passa pela cidade. Para os aventureiros, o município traz diversas trilhas naturais.

Não deixe de ver:

Parque das Águas Mineiras Salutaris, Museu Sacro-Histórico de Tiradentes, Pedra da Tocaia, Santuário Bom Jesus de Matosinhos, Ponte da Paraíba, Palácio Tiradentes e Praça do Exército.

Fotos: Reprodução site Guia do Turismo Brasil – Instagram – @edson767

4. Três Rios (69,9 km)

Três Rios é o município dos esportes radicais. Na região é possível realizar escalada, rapel, rafting e tirolesa. Referência ao nome da cidade, o encontro dos rios Paraíba do Sul, Piabanha e Paraibuna, é a grande atração da região em meio a jequitibás-rosa e bambuzais.

Importantes patrimônios históricos, como a Ponte das Graças, o coreto da Praça da Autonomia e o Teatro Celso Peçanha são algumas opções para serem visitadas no município.

Com uma gastronomia diversificada, Três Rios tem diversos bares e restaurantes para atender os visitantes.

Não deixe de ver:

Ponte das Garças, Capela de Nossa Senhora da Piedade, Mirante do Anjo, Capela São Judas Tadeu, Casa de Pedra e Praça São Sebastião.

 Fotos: Reprodução: Zaca Drone – Instagram @aventurturismo

5. Teresópolis (55km)

Se você não tem o costume de visitar a nossa vizinha mais próxima, você deve começar a se planejar agora mesmo! Teresópolis tem muito em comum com Petrópolis, mas ainda assim surpreende com suas belezas naturais, gastronomia e arquitetura inspirada nas pequenas cidadezinhas alemãs. O clima da cidade é uma delícia e a visita vale a pena nem que seja só para um almoço de domingo.

Saiba mais: 11 dicas para um passeio bate e volta em Teresópolis

Fotos (PARNASO – Igreja Matriz de Santa Teresa): Reprodução/Instagram @rachellira6 – @luanabbandeira

Não deixe de ver:

Mirante da Colina, Lago da Granja Comari, Parque Nacional da Serra dos Orgãos (trilhas, piscina natural e área para piquenique), Praça e Igreja Matriz de Santa Teresa, Vila St. Gallen e Feirinha do Alto.

6. Juiz de Fora (121km)

Localizada em uma das regiões mais bonitas do sudeste brasileiro, a Serra da Mantiqueira, Juiz de Fora é uma mistura de cidade moderna com o jeitinho mineiro de viver. Além da culinária que dispensa explicações, a cidade é uma ótima opção tanto para quem aprecia roteiros culturais com museus e teatros, como para quem prefere programas ao ar livre. Nossa sugestão é aproveitar um pouquinho de cada.

Fotos (Catedral Metropolitana – Jardim Botânico da UFJF): Reprodução/Instagram @boanergesjf – @alvessmateuss

Não deixe de ver:

Parque Halfeld, Catedral Metropolitana de Juiz, Jardim Botânico da UFJF, Mirante Morro do Cristo, Parque Lajinha, Museu de História Natural, Fundação Mariano Procópio e painéis de Candido Portinari.

7.Vassouras (129km)

A cidade de Vassouras, hoje conhecida como uma cidade universitária, é também chamada de Princesinha do Café. Isso porque na cidade e nos arredores estão várias fazendas de café do século XVIII que podem e devem ser visitadas. A cidade é pura história e muito aconchegante.

Fotos (Uaná Etê Jardim Ecológico): Reprodução/Instagram @thecoolguide

Não deixe de ver:

Uaná Etê Jardim Ecológico, Praça da Igreja Matriz, Vale do Café Rio, Museu Casa da Hera, Mirante Imperial, visita às Fazendas de Café (Fazenda União, Fazenda do Paraíso ou Fazenda Vista Alegre).

8. Valença (142,7km)

Situada a apenas 1h30 do Centro do Rio de Janeiro, Valença está relacionada ao apogeu cultural do Ciclo do Café. A região conta com diversas propriedades da arquitetura colonial ainda preservadas. Além dela, cidade sede, o município ainda integra cinco outros distritos, Conservatória, Santa Isabel, Pentágna, Parapeúna e Juparanã, com distância média de 5 km entre eles.

Fotos: Reprodução/Instagram @sylvio_mtb – @marcus_amorim23

Não deixe de ver: Praia Guaibim, Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Praia Ponta do Garcez, Ponta do Curral, Cachoeira do Canta Galo, Matriz Do Sagrado Coração De Jesus, Praça da República, Centro de Cultura Olívia Barradas, Praia Barra do Jiquiriçá, Memorial da Câmara Municipal de Valença, Área de Proteção do Candengo, Igreja Matriz De Nossa Senhora Santana, Praia De Taquari, Estádio Antônio Sereia

9. Nova Friburgo (149km)

A cidade que é conhecida em todo Brasil pela produção de lingeries tem muito mais a oferecer do que esse passeio de compras imperdível. Colonizada pelos suíços e cercada pela Mata Atlântica, Nova Friburgo oferece ótimas opções de lazer ao ar livre como mirantes naturais, trilhas, cachoeiras e parques. Além disso, a cidade tem um polo gastronômico – Polo Gastronômico de Mury – que é herança de sua colonização.

Fotos (Nova Friburgo Country Club – : Reprodução/Instagram @carloscastro_rio_ – @lidia_rangelcardoso

10. Penedo ( 191 km)

Conhecida por ser um pedacinho da Europa no Rio de Janeiro, Penedo é uma das cidades mais charmosas de todo o Brasil. Entre as atividades recomendadas estão as visitas às fábricas de chocolate e um passeio na Pequena Finlândia.

Fotos: voltologo.net

11. Visconde de Mauá (216 km)

Pertencendo a Resende, Visconde de Mauá fica na Serra da Mantiqueira e tem cerca de 1200 metros de altitude. Para aproveitar o frio, a recomendação fica para a visita ao Centro Cultural Visconde de Mauá e aos mirantes da cidade, que oferecem vistas lindas das montanhas.

Foto: viscondedemaua.tur.br

Bônus

Santo Antônio do Pinhal ( 340 km)

Já em São Paulo e próxima a Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal tem como destaque a calma e a tranquilidade. Mesmo perto da badalada “Suiça brasileira”, o pequeno município não perde o charme características e é o destino perfeito para quem quer descansar a cabeça.

Fotos: Gabriela Sakamoto e Quinta dos Pinhais

Campos do Jordão ( 350 km)

Campos do Jordão é a cidade mais distante de Petrópolis, mas é um dos destinos mais buscados no Brasil para curtir o frio. Além da beleza inquestionável, a “Suíça Brasileira” é um dos cantos mais belos do país. Se quiser curtir o frio e tiver disposição para ir mais longe, Campos do Jordão é uma boa pedida.

Foto: melhoresdestinos.com.br

E ai, lembra de mais alguma cidade? deixa nos comentários!

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir