Connect with us

Cardiologista de Petrópolis destaca a importância do check up anual: ‘diagnóstico precoce evita o desfecho ruim’

Saúde

Cardiologista de Petrópolis destaca a importância do check up anual: ‘diagnóstico precoce evita o desfecho ruim’

O médico Nélio Gomes, chefe do serviço de cardiologia no Hospital Santa Teresa, aponta que mais de 269 mil pessoas morreram no Brasil vítimas de doenças cardiovasculares em 2022

As doenças cardiológicas são, na maioria das vezes, silenciosas. O que faz com que muitos casos se apresentem com morte súbita. Por isso, o famoso check up anual é tão importante.

A visita ao cardiologista para consulta e realização de exames específicos é capaz de avaliar o risco de desenvolver algum problema cardíaco ou circulatório. Por isso, o mês de setembro foi escolhido como o mês do coração para conscientizar a população acerca dos cuidados com a saúde cardíaca e prevenção de doenças cardiovasculares.

Foto: Divulgação

Referência em cardiologia na região, o Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, oferece um Centro Cardiológico onde é possível realizar todos os exames do check up anual.

O médico Nélio Gomes, chefe do serviço de cardiologia no hospital, aconselha que as consultas com o cardiologista pediátrico sejam realizadas ainda na infância, a fim de identificar doenças congênitas e traçar condutas de forma preventiva. “A maioria destas doenças só são descobertas na fase adulta, perdendo muito tempo para se fazer um tratamento mais eficaz”, comentou o cardiologista.

Na idade adulta, o atendimento ágil e especializado leva a medidas preventivas precoces e impacta positivamente no tratamento. “Quando existem sintomas, normalmente, são alterações graves e irreversíveis que vão dificultar o tratamento, prejudicando a qualidade de vida do paciente, levando a internações frequentes e necessidade de controle com medicamentos. Por isso, a prevenção é tudo. O diagnóstico precoce evita o desfecho ruim”, explicou o cardiologista.

O Hospital Santa Teresa possui uma estrutura completa para atender os pacientes com doenças cardíacas em casos de emergência: corpo clínico especializado, Centro Cardiológico, Pronto atendimento 24 horas, Centro Cirúrgico, Hemodinâmica, UTI Cardiológica e heliponto.

Foto: Divulgação

“Em um quadro de infarto agudo, quanto mais rápido for o primeiro atendimento e o encaminhamento para angioplastia, mais músculo cardíaco é salvo”, esclareceu o médico, explicando que as diretrizes internacionais determinam que a angioplastia seja realizada em até 90 minutos após a chegada ao hospital.

“No Hospital Santa Teresa, realizamos o procedimento em média em 56 minutos, resultado do protocolo de atendimento a casos de dor torácica que agiliza o atendimento destes pacientes e do trabalho da equipe de Hemodinâmica que atua 24 horas por dia realizando procedimentos invasivos”, acrescentou o cardiologista, lembrando que ter uma alimentação equilibrada, reduzir o estresse e praticar atividades físicas regularmente podem ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir