Álbum da Copa é um sucesso entre os petropolitanos: “tem gente trazendo até balança pra banca”
Dono de uma banca de jornais, Amaral já presenciou situações curiosas em relação à figurinhas nos últimos dias
O ano de Copa do Mundo sempre é muito aguardado. Seja fã ou não do esporte mais amado do Brasil, é difícil encontrar alguém que não se anime com o clima de união e festa em prol da Seleção Brasileira, que vai em busca do sexto título mundial.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
Junto com o ano de Copa, vem o álbum de figurinhas oficial do torneio. Sucesso na internet, o colecionável também trouxe de volta a prática de ir até a banca comprar as figurinhas e trocar com os amigos, mas também resultou em situações novas.
Procura é grande
Dono de uma banca de jornais no Centro, Amaral conta que a procura por figurinhas tem sido imensa, como em todo ano de Copa do Mundo. Apesar de estar em falta em grande parte do país, o jornaleiro explica que a distribuição tem sido boa em Petrópolis, mas o álbum de capa dura, bastante requisitado pelos colecionadores, ainda não chegou.
Foto: Henry Kappaun
Figurinhas Legends
Apesar de não ser novidade, a paixão por figurinhas ganhou um novo “tempero” em 2022: as figurinhas Legends.
As novas cartas são muito raras e valiosas. Segundo Amaral, três petropolitanos já levaram as balanças para descobrir se os pacotes continham uma carta rara.
Foto: Reprodução da internet
“Teve um rapaz que achou uma figurinha de mil reais aqui, mostrou até o pix. Tem gente trazendo até balança [pra pesar os pacotinhos de figutinhas], teve um que pesou 40 figurinhas. Imagina a confusão”, comenta Aamaral.
O jornaleiro diz que não esperava que a busca fosse ser tão grande dado o sucesso da internet e do álbum virtual, mas foi surpreendido neste ano e ficou contente.
“Estamos precisando que as pessoas voltem a se interessar por isso. Jornais, revistas, álbuns. Os jovens precisam sair da internet, ter o gosto pelo impresso”, finaliza.
Dinâmica das trocas é diferente em 2022
Para entender como funcionam as trocas de figurinhas em Petrópolis, conversamos com Paulo Costa, que está em grupo de Whatsapp feito apenas para isso. O jovem afirma que os interessados marcam de se encontrar em locais da cidade, como a Praça da Liberdade e trocam suas figurinhas.
Foto: Sou Petrópolis
Antes, os petropolitanos se reuniam na Praça da Inconfidência para trocar os cromos.
Sobre as figurinhas Legends, Paulo revelou que precisou comprar cerca de R$ 500 em figurinhas para conseguir uma versão da carta, e nem foi a mais rara.
De acordo com a Panini, a cada mil figurinhas, apenas uma é Legend. A de Neymar, por exemplo, é a mais rara do grupo e está sendo vendida por R$ 9 mil na internet.