Connect with us

Setor hoteleiro, de comércio e do turismo de Petrópolis sentem impactos positivos da Bauernfest

Cidade

Setor hoteleiro, de comércio e do turismo de Petrópolis sentem impactos positivos da Bauernfest

Pelo menos 535 veículos de turismo, entre vans e ônibus, subiram a Serra trazendo visitantes para a Bauer nas duas primeiras semanas do evento

Após três semanas de programação, a 33° edição da Festa do Colono Alemão, a Bauernfest, chegou ao fim no último domingo. O evento foi responsável por movimentar diversos setores da economia da cidade, dentre eles o hoteleiro, de comércio, e do turismo.

Foto: Serra Drone

Ocupação hoteleira

Segundo o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo – RJ), a média da taxa de ocupação do último fim de semana ficou em torno de 90% no Centro Histórico – taxa maior que as registradas nos meses de agosto, quando não há um evento como a Bauernfest acontecendo.

Germano Valente, presidente do SindTurimo, diz que este é um número positivo para o setor, principalmente levando em conta que o mês de agosto é, geralmente, um período de menor movimentação na cidade.

“A Bauernfest acabou impulsionando o turismo em Petrópolis em um mês que costumamos ter uma menor procura”, afirma.

Responsável pelo Grande Hotel, no Centro, Bianca Ghidini disse que a ocupação no sábado esteve em 100%. “É um número positivo, principalmente se compararmos com agosto do ano passado, percebemos um aumento aí de, pelo menos, 10% da ocupação”, comenta.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Impulso no comércio

A Bauernfest auxiliou o comércio petropolitano com um aumento de, pelo menos 20% nas vendas, é o que estima o Sicomércio Petrópolis. O presidente da entidade, Marcelo Fiorini, explica que este tipo de evento atrai visitantes e movimenta os setores produtivos da cidade, principalmente comércio, gastronomia e hotelaria.

“Vale lembrar que o mês de agosto costuma ser um período mais fraco nas vendas de baixa temporada. Então, a Bauer é um reforço significativo na nossa economia e muito importante, ainda mais neste momento de recuperação econômica”, afirma.

Foto: Divulgação PMP

Importância para o turismo

A festa trouxe diversos visitantes que, além de aproveitar a programação da Bauer, também passaram por locais históricos e emblemáticos da cidade. A presidente da Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Raquel Neves, ressalta que este e outros eventos turísticos e culturais da cidade contribuem, e muito, para o setor de turismo de Petrópolis.

“Em função desses eventos há um aumento da geração de emprego e renda, que movimenta bastante a economia da cidade. Além de aumentar a contratação de guias de turismo, movimenta também toda a cadeia produtiva do setor. Depois de tudo o que vivemos, por conta de dois anos de pandemia e das tragédias no início do ano, é importante que esses eventos aconteçam e continuem se fortalecendo, gerando todas essas possibilidades positivas para Petrópolis”, pontua.

Foto: Divulgação PMP

Desfile de encerramento

O tradicional desfile da Bauernfest finalizou o evento na manhã deste domingo. O ato de fechamento contou com cerca de 13 grupos folclóricos além de bandas que tiveram no repertório as músicas típicas da cultura alemã. Entre os atrativos do desfile, estavam a carruagem elétrica, o trenzinho e o ônibus panorâmico.

“Estamos muito contentes. Esse desfile de encerramento é para celebrar essa festa, que apesar de todas as adversidades, como ter sido realizado fora de época, foi um enorme sucesso. Estamos encerrando realmente agradecidos por mais uma vez poder traze essa alegria e demonstrar esse espírito dos colonos, que ergueram essa cidade linda”, destacou Isis Barreto Jader, presidente da Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis.

Evento acessível

A acessibilidade às atrações do evento foi um dos diferenciais desta edição, que contou com veículo adaptável para facilitar a visitação de pessoas com dificuldades de mobilidade. “É a nossa tradição contribuir com a população de forma construtiva para as pessoas que têm mobilidade reduzida”, destacou uma das responsáveis pelo trabalho voltado ao atendimento às pessoas com deficiência, Alessandra Caline, que participou do desfile de encerramento com Chen Li Cheng.

“Nosso projeto é de conho social, sem fins lucrativos, para fazer prevalecer o direito de ir e vir das pessoas com deficiências. A intenção é conectar essas pessoas aos pontos turísticos da cidade”, finaliza Cheng.

Foto: Divulgação PMP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir