Dia do Feirante: conheça mais sobre a feira livre do Centro e o trabalho de quem atua há anos no local
Espaço foi inaugurado em 1917 e emprega cerca de mil pessoas, entre feirantes, funcionários e transportadores
Neste ano, a feira livre do Centro de Petrópolis completa 105 anos. Com tanto tempo de existência, é natural que muitas coisas mudem e evoluam. Um exemplo é que, atualmente, a feira aceita cartão e Pix como pagamento. Apesar dessas transformações, algo que permanece é o amor e o carinho que os cerca de mil feirantes e ajudantes têm pelo local.
Neste dia 25 de agosto, Dia do Feirante, Joaquim Sérgio Lage, presidente da Associação de Produtores Rurais do Caxambu, conta sobre o trabalho que realiza na feira do Centro há 40 anos.
Feira livre do Centro / Fotos: arquivo pessoal
Em 1956, seus pais vieram de Portugal para Petrópolis, e logo iniciaram um trabalho na feira. “Eles começaram plantando flores, que era o forte do Caxambu na época, e lá pelos anos 80 é que começamos a plantar verduras, mas sempre trabalhando em feiras”, relata.
Joaquim começou a trabalhar na feira, efetivamente, em 1983, e continua lá desde então. “Era um dos melhores lugares para vender o que produzíamos. Hoje, devido a grande concorrência e a entrada de mercadoria de fora, as vendas abaixaram muito”, comenta.
Plantação no Caxambu
O produtor foi um dos pioneiros na plantação de frutas no Caxambu, há 19 anos. Hoje, Joaquim produz abacate, caqui, pokan, framboesa, amora, castanha portuguesa e laranja. “Nossa produção é toda familiar, todo mundo que trabalha é de casa mesmo. Aqui no Caxambu a maioria dos produtores é de agricultura familiar”, explica.
Produtos produzidos por Joaquim / Foto: arquivo pessoal
De acordo com ele, cerca de 160 famílias de produtores rurais se sustentam por meio deste trabalho no Caxambu. “70% deles plantam verduras, e outros 30% plantam flores. Temos também alguns que estão plantando suculentas e cactos. E outros começaram a criar peixe”, conta.
Para Joaquim, é essencial que o poder público auxilie os produtores rurais. “Estamos começando a diversificar cada vez mais a nossa produção, e é justamente nisso que precisamos de apoio”, finaliza.
Plantação de Joaquim no Caxambu / Fotos: arquivo pessoal
Funcionamento da feira
A feira livre do Centro funciona na Rua Souza Franco, no Centro de Petrópolis, às terças-feiras, das 6h às 14h, e aos sábados, das 6h às 15h. Também é possível comprar as frutas, legumes e verduras com os feirantes aos domingos, no Alto da Serra, de 6h às 15h.