13 passeios em Itaipava para quem ama natureza
Parque, cachoeira, trilhas e jardins ornamentais
*Matéria atualizada às 11h do dia 22 de agosto de 2024
A gente vive falando de Itaipava por aqui! E hoje a pauta é sobre os recantos e destinos do terceiro distrito que quem ama natureza, certamente, vai querer conhecer.
1- Parque Municipal de Itaipava
O Parque de Itaipava é a maior área pública de lazer do município! São 150 mil metros quadrados de extensão que permitem ao público fazer de tudo um pouco! Com entrada gratuita, dá pra meditar no gramado, levar os filhos pra brincarem no parquinho, caminhar, andar de skate, utilizar a pista de Pump Track ou então alugar uma bike pra curtir a ciclovia.
Veja também: Uma tarde no Parque de Itaipava: 8 atividades físicas e de lazer para curtir no espaço
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
2- Trilha da Pedra de Itaipava
Tida por muitos como uma das trilhas mais lindas de toda a serra carioca, a Pedra de Itaipava tem a maior elevação do distrito! Com vista 360º para as montanhas, o trajeto se tornou um dos destinos preferidos do público na pandemia. Considerada uma trilha de dificuldade moderada, o tempo de subida costuma variar entre 1h30 e 2 horas de duração.
Como chegar?
Para chegar até a entrada da trilha você terá que pegar a estrada do Ribeirão Grande, na BR-040. Depois do Condomínio Chamonix, entre na segunda rua à esquerda e siga até o final da Rua B. A entrada do local – com área para estacionar – fica logo depois do ponto onde terminam as casas da via. Apesar de bem sinalizada, para garantir mais segurança o ideal é ir acompanhado de alguém já familiarizado com a trilha ou então com um guia.
Fotos: @adrianopenomundo e @thiago_miguel015
Saiba mais: Pedra de Itaipava: tudo que você precisa saber antes de fazer a trilha
3- Vale da Lua
Pouco conhecido pelos petropolitanos, o Vale da Lua é um refúgio natural lindo, localizado em Itaipava. Para os amantes de fotografia, ver o pôr do sol entre os eucaliptos é um cenário perfeito.
Localização: Em Itaipava, pegue a rodovia que vai para Teresópolis (BR-495), percorra cerca 3 km e, então, fique atento às placas “Vale da Lua/Village”. Entre à esquerda e, em seguida, numa ponte estreita. Passada a ponte você observará três possíveis caminhos. Pegue o do meio (Estrada do Gentio) e ande por mais 1 km. A entrada da trilha fica a esquerda, onde há um portão.
Fotos: @carolsaoliveira – @ricskateordie
4- Mirante da Serra de Petrópolis x Teresópolis
Com 1.500 metros de altitude, ele tem sido o “queridinho” na rede – tanto da internet, quanto literalmente falando, já que montaram lá uma rede, dessas de praia, para os visitantes, confortavelmente, apreciarem a vista.
Endereço: BR-495 (Estrada das Hortênsias). A dica é seguir pelo GPS.
Veja também: Roteiro fotográfico para casais: 12 lugares que rendem fotografias românticas em Petrópolis
Fotos: Reprodução/Instagram @isadoraguedes.estetica
5- Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida
Com 1.926 metros de altitude, a Maria Comprida não é a montanha mais alta, mas é tida pelos montanhistas como uma das mais impressionantes do município. O monumento conta com paredões verticais que ultrapassam os mil metros de altura e é famoso também por suas lendas, como a de que em seu cume habitavam sacis e mulas sem cabeça. O percurso é tido, ainda, como a maior travessia dentro de uma cidade, indo do Vale das Videiras até Itaipava.
Por se tratar de um trajeto desafiador e extenso, a Sou Petrópolis indica a contratação de guias de atrativos naturais com experiência. Uma sugestão é o Grupo Guia Nativos, formado por experientes guias de atrativos naturais. Eles oferecem serviços de guiamento para trilhas, montanhismo e escaladas. Para mais informações, entre em contato com:
- Guia André Vasconcellos: (24) 992047713
- Instagram @guiasnativos_
Foto Arquivos Guapo Adventure Turismo
6- Cachoeira da Macumba
A Cachoeira da Macumba tem uma queda d’água de 35 metros de altura, ótima para esportes radicais como rapel e escalada, além do lindo visual no topo da cachoeira.
Localização: siga em direção à serra de Teresópolis e marque 13 km. A entrada da cachoeira fica em uma curva bem acentuada, no lado direito do sentido Itaipava > Teresópolis.
Nível de dificuldade da trilha: leve / aproximadamente cinco minutos de caminhada.
Fotos: Reprodução do Instagram/@muryreguengo e @anaclara.saothiago
Veja também: 12 parques e cachoeiras para curtir em um dia de sol em Petrópolis
7- Travessia Araras x Itaipava
É preferível que a trilha seja feita a partir de Araras para Itaipava, para evitar as áreas íngremes. São 11 km de caminhada, passando por quatro cumes das montanhas da região.
Localização: Após a subida da serra, basta seguir mais 22 km pela BR-040 até a Estrada Bernardo Coutinho, de lá, após pouco mais de 2 km, estará o centrinho de Araras. De lá, basta pegar a mesma trilha que dá acesso ao Monumento Estadual da Serra da Maria Comprida. Mesmo não sendo recomendado, para subir por Itaipava o acesso é pela trilha da Pedra de Itaipava.
Nível de dificuldade da trilha: Moderada.
Fotos: GUAPO Adventure
8- Mirante de Itaipava
Localização: O Mirante de Itaipava fica na BR 495 (Estrada das Hortênsias), que liga Petrópolis a Teresópolis. O acesso é super fácil! Só olhar esse registro maravilhoso que já sabe que a ida vale a pena, né?
Veja também: Temporada de montanhismo: 5 trilhas lindas para fazer em Petrópolis nesta época do ano
Foto: @tonaserra
Bônus:
9- Morro dos Palmares
Localizada em Araras, a trilha do Morro dos Palmares é boa para quem está começando a praticar o trekking e busca novos desafios com o nível de dificuldade moderado. O percurso tem vários trechos de elevação e mais técnicos, onde é preciso fazer uma pequena escalada. A primeira parte da trilha é em mata fechada e a outra metade em mata aberta. Chegando no cume, a recompensa é um vista linda para as montanhas da região, incluindo a imponente Maria Comprida.
Localização: Do centro de Araras até o início da trilha do Morro dos Palmares, você deve percorrer aproximadamente 2 km, até chegar na rua Alameda Joaquim Crespo de Pinho.
Nível de dificuldade da trilha: Moderada
Foto Arquivos Mala de Aventuras
10- Poço do Brasão
O Poço do Brasão é um ambiente tranquilo com uma caminhada leve, sendo um ambiente ideal para ir com crianças e curtir a natureza.
Endereço: BR-040, Km 70,5 – N° 70.500 sentido Rio de Janeiro – Fazenda Inglesa
Fotos: GUAPO Adventure
Endereço: Estr. Vargem Grande, 3171-2205 – Fazenda Inglesa
11- Vale do Amor – Fazenda Inglesa
Santuário a céu aberto, o Vale do Amor conta com jardins orientais, templos cristãos, hindus, budistas e taoístas. O local se tornou um dos cartões-postais da cidade e parada obrigatória para quem a visita.
Endereço: o Vale do Amor fica na Estrada Mata Cavalo s/n. A página do Vale no Instagram traz um passo a passo de como chegar até lá, mas é importante que você já tenha em mente que, por se tratar de um local mais remoto, o percurso é formado por 2,5 km de estrada de terra até o destino final.
Veja também: 8 opções de parques e vales para se conectar com a natureza em Petrópolis
Foto: Jaque Salles
12- Horto Brejal – Posse
O Horto reúne milhares de opções de plantas ornamentais, bromélias e árvores nativas e você pode comprar mudas e até pegar dicas de paisagismo.
Endereço: Estrada do Brejal, 5700. A Estrada tem início na Posse. Para chegar no horto é fácil, mas se você vem de fora de Petrópolis ou nunca visitou a região, o ideal é usar o Google Maps ou o Waze.
Fotos: Arquivos/Sou Petrópolis
13- Tour de quadriciclo em Secretário
Uma ótima opção para quem quer conhecer Secretário e arredores a partir de uma perspectiva diferenciada e deixar o estresse de lado de um jeito menos convencional, cercado por natureza, são os passeios de quadriciclos do Quadriexplorer.
Localização: Estr. de Secretário, 186 (Entrada pelo estacionamento do Rei das Pedras. Final da rua de paralelepípedo, primeira entrada à esquerda.), Secretário.
Instagram: @quadriexplorer.