Connect with us

Petrópolis será a primeira cidade a receber a turnê ‘A Música da Independência’

Agenda

Petrópolis será a primeira cidade a receber a turnê ‘A Música da Independência’

Espetáculo irá ser realizado no Museu Imperial, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Apresentação gratuita será no dia 7 de setembro

Em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, o Museu Imperial vai receber o espetáculo cênico-musical da turnê “A Música da Independência”.

Realizada pelo Musica Brasilis, a apresentação celebrará a criação musical deste período histórico, unindo a música clássica e o teatro. O espetáculo será gratuito e aberto ao público, e marcará uma série de projetos complementares em comemoração ao bicentenário da Independência.

Rosana Lanzelotte (pianoforte, cópia do início do séc. 19) e Adam Lee (como D. Pedro I) / Foto: Carlos Peder

Obras de D. Pedro I e de compositores de seu tempo serão apresentadas pela idealizadora do roteiro e autora do texto, Rosana Lanzelotte (pianoforte), que estará caracterizada como D. Leopoldina, vestindo um figurino de época.

Além de Rosana, participam do espetáculo os músicos Tomaz Soares (violino) e Marcus Ribeiro (violoncelo). As peças musicais serão contextualizadas por roteiro narrado por Adam Lee, que interpreta D. Pedro I e também estará no palco caracterizado como o monarca.

“Todas as obras conhecidas de D. Pedro I foram resgatadas e editadas pelo Musica Brasilis e estão disponíveis no nosso portal. Assim, músicos do Brasil e do mundo poderão apresentá-las neste ano de celebração”, revela Rosana.

Foto: Carlos Peder

Turnê pelo Rio de Janeiro

Após a apresentação na Cidade Imperial, os espetáculos cênicos-musicais seguem para a cidade do Rio de Janeiro. Serão encenados no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca (dia 8) e ainda no Teatro Ipanema (dia 15) e, no Centro Cultural Profª Dyla Sylvia de Sá, Praça Seca (dia 16).

Os espetáculos “A Música da Independência” incluem as obras de D. Pedro e dos principais compositores do período – José Maurício Nunes Garcia (1768 – 1830), Marcos Portugal (1762 – 1830) e Sigismund Neukomm (1778 – 1858), professor de música de D. Pedro e de D. Leopoldina.

Foto: Carlos Peder

Nessa época, e por meio da liderança política de D. Pedro I, a música teve participação decisiva no processo de construção do Brasil.

Pra anotar aí:

Espetáculo cênico-musical ‘A Música da Independência’

Data: 7 de setembro

Horário: 17h

Local: Museu Imperial (Sala de Exposição do Pavilhão das Viaturas do Museu Imperial)-  Rua da Imperatriz, 200 – Centro – Petrópolis

Lotação: 80 pessoas

Ingressos: Entrada gratuita – a distribuição acontecerá uma hora antes do início do espetáculo

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir