Connect with us

Novidade na Bauernfest: copo ecológico vai servir como lembrança do evento

Petrópolis do bem

Novidade na Bauernfest: copo ecológico vai servir como lembrança do evento

Festa contará com produto personalizado e reciclável para evitar descarte de plástico na natureza

A Bauernfest vai contar com copos ecológicos personalizados. A novidade visa evitar o descarte de plástico na natureza ao mesmo tempo que oferece aos visitantes uma lembrança da 33ª edição do evento. A festa que homenageia a cultura alemã e é a maior do calendário da cidade vai ocorrer entre os dias 12 e 28 de agosto.

Foto: Ascom PMP

A ideia dos copos ecológicos é que eles substituam o uso dos de plástico, que são inclusive proibidos por lei em eventos promovidos pela Prefeitura. Levantamento feito pela Cool Produções, empresa especializada em eventos e responsável pelo fornecimento dos copos aos expositores, aponta que, em média, cada pessoa gasta sete copos de plástico por dia em um evento como a Bauernfest.

Foto: Divulgação Cool Produções

Fazendo uma conta simples, se em sete dias a festa receber 35 mil pessoas, por exemplo, 210 mil copos plásticos serão depositados na natureza. Considerando que para produzir um copo gasta-se 0,5 litros de água, a economia chega a 105 mil litros de água.

“É uma forma de curtir a festa, mas com consciência ambiental. Sem contar que o público poderá ainda levar o copo para casa e ter uma lembrança da Bauernfest”, disse Antonio Nassif Jr., da Cool Produções.

Preocupação com a sustentabilidade

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE) revelam que são jogados no lixo cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. Muitos acabam em aterros sanitários, no mar, nos rios, matas e ruas, poluindo o meio ambiente e levando até 200 anos para se decomporem.

Em Petrópolis, a preocupação com a sustentabilidade é ainda maior depois das tragédias deste ano e sabendo que a cidade é suscetível a enchentes e deslizamentos. Isso porque o lixo jogado nas ruas, contribui, por exemplo, para entupir bueiros, gerando um problema ainda maior para a cidade.

Levando isso em conta, os copos ecológicos, que poderão ser adquiridos uma única vez pelo visitante da festa, são feitos com o material polipropileno, que é 100% reciclável. Eles respeitam ainda os três R’s de Redução, porque substituem o copo descartável por um durável; Reeducação, conscientizam a população de que todos são responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente e, a Reutilização, já que os copos que não forem vendidos podem ser reutilizados em outro momento.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir