Connect with us

Procissão de São Cristóvão e homenagem às vítimas das chuvas acontecem nesta segunda em Itaipava

Agenda

Procissão de São Cristóvão e homenagem às vítimas das chuvas acontecem nesta segunda em Itaipava

Evento que celebra o padroeiro dos motoristas marca o retorno da edição presencial; confira a programação e a história por trás da procissão de Itaipava

Completando 64 anos desde a primeira procissão de São Cristovão, Itaipava terá a tradicional caminhada e carreata religiosa nesta segunda (25). O evento marca o retorno da edição presencial e vai contar também com homenagem às vítimas das chuvas deste ano em Petrópolis.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Você sabia?

O evento que acontece em Itaipava foi idealizado por um morador do bairro, José Machado da Costa Junior. Quem conta essa história é a neta dele, Rosana Machado.

Foto: Divulgação

De acordo com ela, o avô fez uma promessa para o santo pedindo que os acidentes automobilísticos diminuíssem na região. E, com a redução de fato dos acidentes, em 1958, foi comemorada a primeira procissão de São Cristóvão dos Arcos.

Tradição familiar

Após a mudança de José Junior para o Centro de Petrópolis, a procissão ficou sob a responsabilidade de seu irmão, João Machado da Costa, que se manteve no comando até 2008, quando faleceu aos 86 anos.

Foto: Divulgação

“Em julho de 2008, pouco antes da procissão, meu avô faleceu. Desde então, Nelson Theodoro, meu pai, assumiu e é o responsável até hoje, tomando todas as providências para que ela ocorra”, contou Rosana.

Atualmente, a procissão tem o apoio do município e é conhecida em toda a cidade de Petrópolis.

Kombi é símbolo oficial

Usando uma Kombi enfeitada com a imagem do santo em um altar na carroceria, a missa começa às 17h30, na varanda do Parque de Exposições. Depois, os devotos do santo seguem em carreata até Pedro do Rio, contornando em Barra Mansa, passando por Corrêas, Estrada Mineira, Bonsucesso e Nogueira e retornando à antiga Ponte dos Arcos, em um trajeto mantido desde as primeiras carreatas.

Foto: Reprodução do Facebook

Toda a organização da procissão é feita com a ajuda voluntária dos petropolitanos e a missa é mantida na data original, no dia 25 de julho, independente do dia da semana em que caia. Saiba mais no Facebook .

Quer saber mais atrações? Veja a nossa Agenda da Semanal e fique ligado no Instagram @soupetropolis.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir