Connect with us

Palácio de Cristal é reaberto ao público nesta sexta-feira

Cidade

Palácio de Cristal é reaberto ao público nesta sexta-feira

Dois anos e meio depois de ser fechado para obras, cartão postal de Petrópolis volta a receber petropolitanos e turistas

Um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, o Palácio de Cristal, foi reaberto na manhã desta sexta-feira (22) e volta a receber petropolitanos e turistas. Cartão postal da cidade, o local estava fechado para obras desde janeiro de 2020.

Foto: Ascom PMP

A grande novidade é o piso fulget, antiderrapante e permeável, de quartzo, granito e outras pedras naturais aglutinadas com resina. Segundo a Prefeitura, ele é mais confortável do que a pavimentação anterior, de pedriscos.

O fulget foi construído nos quase 600 metros do passeio ao redor do monumento, que totalizam área de 2,2 mil metros. As obras de restauro no Palácio incluíram ainda recuperação da estrutura de ferro e revestimentos, troca de vidros e pintura, reforma da portaria, sanitários e gradis, iluminação externa e acessibilidade para pessoas com deficiência.

História

Além de sua arquitetura ímpar do século 19, o Palácio de Cristal carrega muita história. Presente do Conde D’Eu à Princesa Isabel, ele foi construído na França e inaugurado em Petrópolis em 1884.  A estrutura é inspirada no Palácio de Cristal de Londres e no Palácio de Cristal do Porto. 

Espaço de eventos e aberto ao público para visitação, o Palácio é administrado pela Prefeitura e recebe milhares de pessoas por ano.

Foto: Divulgação PMP

O espaço abriga a Bauernfest, principal festa do calendário de eventos de Petrópolis que, neste ano, vai ocorrer entre os dias 12 e 28 de agosto. A festa que homenageia a cultura alemã normalmente ocorre em junho, mas esse ano precisou ser adiada devido às chuvas que atingiram a cidade em fevereiro e março.

No interior do Palácio, são colocadas as barraquinhas de comidas típicas da cultura alemã, além de chope. Também são espalhadas mesas para o público curtir o evento ao longo do dia e da noite. A programação conta ainda com apresentações dos grupos germânicos da cidade.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir