Connect with us

Arte e cultura a céu aberto: painel de 100m² mostra a chegada de Dom Pedro I a Petrópolis até os dias atuais

Cultura

Arte e cultura a céu aberto: painel de 100m² mostra a chegada de Dom Pedro I a Petrópolis até os dias atuais

Projeto Grafite Imperial trouxe cor e história para o muro do Colégio Estadual Cardoso Fontes. O acesso ao grafite é aberto ao público

Petrópolis será contemplada com um painel grafitado com 100m², mostrando a chegada de Dom Pedro I na cidade, com sua cronologia e fazendo a ligação até os dias atuais.

O local escolhido para a execução do projeto foi o muro do Colégio Estadual Cardoso Fontes. Educação e arte juntos, como sempre devem estar.

Foto Divulgação

Entre os dias 14 a 24 de julho, ao mesmo tempo que os alunos estarão tendo contato com uma obra artística que une cultura, educação e história, o muro poderá ser contemplado por todos que estiverem no trajeto. O acesso ao local da ambientação urbana é irrestrito e gratuito.

Além disso, haverá uma Oficina para alunos do Colégio, com a criação de um mural. E um vídeo de making of produzido e disponibilizado no Youtube da Cia Atores de Mar’, com audiodescrição e legenda, sendo acessível para todos, por tempo indeterminado.

Foto Divulgação

Artistas responsáveis pelo projeto

Os artistas escolhidos, para a realização do projeto, Dimi e Sunk, são moradores de Petrópolis. Dimi começou a se interessar por grafite na época da escola, o que sugere a importância deste muro ser de uma área externa escolar. Além disso, é super atuante nas artes visuais da cidade e participou de diversos projetos, entre eles o maior evento de grafite a céu aberto do Brasil, o Meeting Of Favela (MOF). Sunk também já realizou diversas intervenções artísticas na área urbana da cidade. Juntam-se a eles, o carioca Leandro ICE, conhecido por ser um artista autodidata e sempre ministrando oficinas e workshops para crianças e jovens de comunidades. Seus trabalhos já percorreram diversas cidades do Brasil e outros países como EUA e Chile. Sua experiência é de extrema importância para este projeto.

Na foto, Patrick Moraes, Junior Beéfierri, Leandro Ice, Dimi, Mar’Junior, Leandro Sunk e Lara Bernardo – Divulgação

De acordo com um dos idealizadores: “o Brasil Imperial tem tudo a ver com Petrópolis, cidade escolhida para desenvolvermos o projeto, já que não se pode falar de Petrópolis sem incluir a Família Imperial. Os elos são fortes, pois, Dom Pedro I foi o porta-voz desta cidade ao mundo. Até hoje, a cidade é repleta de monumentos que se referem ao período.

Tudo isso torna Petrópolis um dos principais destinos turísticos em nosso Estado, seja pela proximidade com a capital, pelas belezas naturais, pelo seu clima ameno e por sua história. Isso é mais um ponto a ser destacado e utilizar a grafite como ferramenta para contar a história, é democratizar a arte.” Concluiu, Patrick Moraes.

Foto Divulgação

O projeto Grafite Imperial, é uma realização da Cia. Atores de Mar’ e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Rua Cultural RJ.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir