Connect with us

Número de combate a incêndios em vegetação chega a 50 em Petrópolis neste ano

Cidade

Número de combate a incêndios em vegetação chega a 50 em Petrópolis neste ano

Dados são do Corpo de Bombeiros. Áreas mais afetadas são os distritos e a situação é agravada pela estiagem. Em Cascatinha e Itaipava não chove há 64 dias e, em Pedro do Rio e na Posse, são mais de 80 dias sem chuva

O número de combate a incêndios em vegetação já chega a 50 em Petrópolis em 2022, segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros. Embora o número seja menor que o registrado em 2021, 59 no mesmo período, as ocorrências são motivo de preocupação tanto para os bombeiros quanto para a Defesa Civil e a população.

Fotos: Ana Beatris Soares

Ana Beatris Soares tem 41 anos e mora no Bairro Nossa Senhora de Fátima, na Posse. Nesta semana, houve registro de queimadas em vegetação na região por três dias seguidos.

“Além da destruição ambiental foi muita fumaça e isso gera um incômodo para gente. Minha sobrinha de 14 anos tem bronquite e a respiração fica muito ruim. No primeiro dia tivemos que colocar uma bacia de água no pé da cama para ela dormir melhor. No dia seguinte, minha irmã trouxe um umidificador. É um transtorno”, afirma.

Período de estiagem

De acordo com a Defesa Civil, os distritos (do 2º ao 5º) são os que mais sofrem com incêndios nessa época do ano por conta da previsão de baixa umidade relativa do ar e do longo período sem registro de chuva. Dados do órgão municipal apontam que não chove há 64 dias em Cascatinha e Itaipava. Já em Pedro do Rio e na Posse, são mais de 80 dias sem chuva.

Marjorie Wippel, gerente de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, lembra que, com menos chuva, a vegetação, principalmente a rasteira como o capim, se torna mais propensa ao alastramento das queimadas. “A situação é agravada também pelo período das festas juninas com fogueiras e soltura de balões, que são proibidos. É uma época de atenção redobrada para esse tipo de infração”, diz.

Rondas Preventivas

Na quinta (7), a Defesa Civil emitiu um boletim com alerta para índice muito alto de risco de queimadas nos distritos. De acordo com o órgão, estão sendo feitas Rondas Preventivas, que reforçam as orientações à população petropolitana para que não queimem lixo, soltem balões e não joguem guimbas de cigarro em áreas de vegetação.

“Seguimos com nossa equipe especializada para o apoio na identificação e combate a focos de incêndio. Ainda teremos dias sem chuva pela frente, é muito importante que a população esteja atenta e evite ações que possam causar incêndios em áreas de vegetação na nossa cidade”, disse o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers

Prevenção e riscos

As medidas fazem parte do Plano de Contingência elaborado pela Defesa Civil, para o período de inverno, que prevê medidas para o enfrentamento dos dias de estiagem e ações para a prevenção a incêndios florestais.

“Já começamos a adotar medidas que são importantes para a prevenção de ocorrências nesse período. O boletim é um importante mecanismo para o planejamento das nossas operações”, afirma. O secretário lembra, ainda, que os danos ao solo causados pelas queimadas podem resultar em novos deslizamentos de terra no verão, por isso a preocupação com essas ocorrências é ainda maior.

O que fazer em caso de queimadas?

O tenente Da Silva, do Corpo de Bombeiros, comenta que, em caso de queimadas, a principal orientação é de que a população ligue imediatamente para a corporação e informe a localização do incêndio, principalmente se houver residências próximas.

“Tem que ligar pro 193, não tentar fazer nada. Como em qualquer situação de emergência, é necessário ligar para as equipes especializadas, para que o combate seja feito da maneira correta”, afirmou.

Os números são 193 – Corpo de Bombeiros e 199 – Defesa Civil.

Como denunciar?

Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente chegou a flagrar uma queimada no distrito da Posse.

Segundo o órgão, o responsável foi identificado e autuado por infringir os artigos 42 e 43 da Lei municipal n° 6.389 de 2006, que veda o emprego do fogo nas florestas e demais tipos de vegetação, bem como proíbe a queima pura e simples de lixo, restos de vegetação ou quaisquer outros detritos.

A ação ocorreu próximo à Unidade de Conservação do Monumento Natural Municipal da Pedra do Elefante (Monape), localizado nas áreas rurais do Taquaril e do Brejal, tornando a infração mais grave.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, qualquer pessoa pode denunciar, de forma anônima, caso veja outra colocando fogo em vegetação. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (24) 2246-9241.

Também é possível fazer a denúncia pessoalmente na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Koeler nº 87, no Centro.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir