Connect with us

Petrópolis terá vacinação itinerante contra Covid-19 nas escolas municipais a partir desta segunda

Saúde

Petrópolis terá vacinação itinerante contra Covid-19 nas escolas municipais a partir desta segunda

Além dos alunos, as doses também serão aplicadas nos trabalhadores das unidades, como professores e pessoal de apoio

A partir desta segunda-feira (4) a vacinação itinerante contra Covid-19 chega nas escolas da rede municipal de Petrópolis. A primeira unidade a receber a equipe de imunização será a Escola Municipal Carlos Demiá, no Retiro, onde 440 crianças estarão iniciando ou completando o esquema vacinal contra a doença. Além dos alunos, as doses também serão aplicadas nos trabalhadores da unidade, como professores e pessoal de apoio.

“Pais e responsáveis já estão conscientes que a vacinação infantil é importante, eficaz e segura. O envolvimento de toda a população é crucial, pois a imunização contribui para impedir a evolução da doença. Alcançando o maior número de crianças, estamos protegendo todos os petropolitanos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

As ações serão realizadas duas vezes por semana em diferentes unidades de ensino. Serão aplicadas a primeira e a segunda dose para as crianças de 5 a 11 anos e primeira, segunda ou primeira dose de reforço a partir de 12 anos.

A vacinação itinerante é mais uma ação de proteção nas escolas, onde o uso de máscaras voltou a ser obrigatório após deliberação do Comitê Científico.

“Percebemos um aumento no número de casos nas escolas, principalmente entre os profissionais de educação. Por isso, também durante reunião do Comitê Científico definimos pelas ações nas unidades de ensino. Realizamos um levantamento e agora vamos iniciar a campanha. Porém, é fundamental mantermos as medidas sanitárias e quem estiver com sintomas gripais, deve usar máscaras, inclusive em ambientes externos, manter o distanciamento e se for a ambientes hospitalares, não esquecer de usar o EPI”, ressaltou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

A vacinação nas escolas está sendo organizada por meio de uma parceria entre a Divisão de Imunização com o Programa de Saúde na Escola (PSE). “Para sairmos da pandemia é preciso que tenhamos uma boa cobertura vacinal. Vacinas salvam vidas e por isso é importante essa mobilização”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

Para garantir a imunização é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou Cartão SUS. No caso das crianças, elas precisarão estar acompanhadas dos responsáveis ou com termo de autorização assinados. Na Escola Municipal Carlos Demiá, as vacinas serão aplicadas em dois horários: às 10h e às 15h, para alcançar os dois turnos.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir