Connect with us

Médico de Petrópolis reforça importância de usar máscara diante de aumento de casos de Covid-19 na cidade

Saúde

Médico de Petrópolis reforça importância de usar máscara diante de aumento de casos de Covid-19 na cidade

Antônio Luiz Chaves Gonçalves é infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/ FMP). Ele também diz que é fundamental concluir o esquema vacinal para evitar as formas graves da doença

Dados do painel de monitoramento Covid-19, divulgados pela Secretaria de Saúde de Petrópolis, revelam aumento do número de casos e internações pela doença na cidade. De acordo com o levantamento, na noite desta quarta-feira (29), 55 pessoas estavam internadas em leitos clínicos e oito em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Foto: Getty Images via BBC

O painel mostra que o número de casos confirmados da doença saltou de 2.484 em maio para 4.291 em junho. Também houve aumento de óbitos: de cinco em maio para nove em junho. Outras sete mortes seguem em análise.

Para evitar a contaminação pela doença, Antônio Luiz Chaves Gonçalves, infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/ FMP) reforça que o uso de máscaras é fundamental. “Mesmo em ambientes abertos, [a máscara] evita as diversas infecções respiratórias que se disseminam nessa época do ano”, afirma.

O médico lembra ainda que em Petrópolis, o uso de máscaras é obrigatório nas escolas e no transporte público. Com relação ao tipo de máscara, o infectologista afirma que as cirúrgicas são indicadas para prevenir a contaminação por Covid-19.

Vacinação

Além do uso de máscaras, o médico chama a atenção para importância de concluir o esquema vacinal contra Covid-19. Ele esclarece que as vacinas desenvolvidas até agora não impedem a pessoa de adquirir a doença, mas oferecem uma proteção maior para que o paciente não desenvolva as formas graves, como era visto no início da pandemia.

De acordo com o especialista, a maior parte das internações que vem ocorrendo no momento ocorre em enfermarias e quartos. Já em UTIs, ele explica que são pacientes mais idosos e com comorbidades ou que não completaram o esquema vacinal.

“As vacinas funcionam para evitar formas graves e reduzem muito as internações. A gente está vendo isso – a maioria dos pacientes não é internada, a maioria está com a forma leve. De um modo geral, [a Covid-19] está evoluindo como uma gripe comum”, afirma o infectologista, destacando que as pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço devem ir até as unidades de saúde para receber a imunização.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir