Connect with us

Ambulatório Escola da UNIFASE oferece curso gratuito para gestantes

Saúde

Ambulatório Escola da UNIFASE oferece curso gratuito para gestantes

Aulas ocorrem todas as terças-feiras, às 14h, na unidade que fica em Cascatinha. Curso já formou mais de 100 gestantes

O Ambulatório Escola da UNIFASE, em Cascatinha, oferece curso gratuito para gestantes. As aulas ocorrem às terças-feiras, às 14h. Ao todo, mais de 100 mulheres já fizeram o curso, que orienta as futuras mamães e seus acompanhantes sobre os cuidados com o recém-nascido, parto, amamentação e sinais de alerta com o bebê (incluindo a manobra de desengasgo).

“Utilizamos manequins, vídeos e brincadeiras, tudo para que os temas sejam transmitidos de forma fácil e útil”, diz a enfermeira Aline Furtado, responsável pelo o curso.

Sobre o curso

Segundo Aline, são cinco encontros, que têm duração média de 40 minutos cada. No primeiro dia, ela diz que são abordados os cuidados higiênicos com o recém-nascido (incluindo curativo do coto umbilical).

Já no segundo, o foco é na amamentação e a sua importância na saúde da criança. No terceiro, são esclarecidas as dúvidas sobre o parto e, no quarto, são frisados os sinais de alerta com o bebê, o que fazer em caso de febre, diarreia, cólica, manobra de desengasgo.

No quinto e último dia de curso, a especialista afirma que é realizada uma visita na maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, para que as mulheres possam conhecer o espaço e tirar as dúvidas sobre o momento de internação, parto e pós-parto.

Além de toda a parte de formação, o Curso de Gestantes da UNIFASE presenteia todas as gestantes, que completam os cinco encontros, com uma bolsa com itens para compor o enxoval do bebê, com roupinhas, toalha de banho, cobertor e fraldas.

Arte gestacional

As mamães também participam de atividades lúdicas. A enfermeira reforça que a arte gestacional tem o intuito de promover o vínculo entre o binômio mãe/bebê.

Foto: Divulgação UNIFASE

“Essa também é uma forma de acolhimento do serviço de saúde com a mulher e a família. Nesse dia, mediante a autorização da mulher, é registrado por meio de fotografia esse momento que é muito bonito”, diz a enfermeira.

Mais informações

O curso ocorre no prédio AMBE II, 2º andar, sala 201. Em caso de dúvidas, as mulheres podem ligar e buscar outras informações pelo telefone: (24) 2235-2224.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir