Connect with us

Defesa Civil fortalece trabalho com comunidades para ampliar Núcleos Comunitários de Defesa Civil

Cidade

Defesa Civil fortalece trabalho com comunidades para ampliar Núcleos Comunitários de Defesa Civil

Município atua reforçando alinhamento com as comunidades e avançando com ações por novas localidades

A Secretaria de Defesa Civil retomou o trabalho de formação e capacitação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs). A medida segue o planejamento de ações da Prefeitura para a preparação das comunidades, com foco no estímulo à resiliência local.

A proposta é reativar as ações nas 30 comunidades dos nove NUDECs já estruturados e avançar para novas localidades. Para isso, a busca por parcerias é uma alternativa. Nesse sentido, a Defesa Civil alinha trabalho em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é fortalecer a cultura da prevenção e capacidade de identificação de riscos nas comunidades.

“Acabamos de passar por momentos muito difíceis e estamos nos recuperando. O fortalecimento das comunidades é uma importante iniciativa e com os NUDECs mantemos o diálogo constante para entender as necessidades locais”, pontuou o prefeito Rubens Bomtempo.

A Defesa Civil já deu início à estruturação do trabalho com a retomada das primeiras reuniões, que foram realizadas com os moradores das localidades do Quitandinha, Vila Rica e Retiro. O cronograma perpassa por todos os demais NUDECs já mobilizados no município no Morin, Estrada da Saudade, Vinte Quatro de Maio, Vale do Cuiabá, Floresta e Posse.

Todo o trabalho que vem sendo realizado pelo município foi apresentado à Fiocruz, que também possui ação com as comunidades. Por meio dos Fóruns Locais para a formação dos Conselhos Locais de Saúde, a instituição trabalha para o fortalecimento local. A iniciativa reúne representantes de moradores e do poder público, para atuação conjunta na discussão e busca de soluções para os problemas locais.

“Os NUDECs e os Conselhos Locais de Saúde são iniciativas com objetivos comuns, o principal, fortalecer as comunidades para uma cultura de prevenção, identificação de risco e melhoria da qualidade de vida da população local. Com a união desses esforços o município só tem a ganhar e avançaremos no nosso objetivo de tornar a cidade cada vez mais resiliente”, destacou o diretor de projetos da Defesa Civil, Rodrigo D’Almeida.

Programa Integrações Comunitárias

O trabalho da Defesa Civil com as comunidades faz parte do Programa Integrações Comunitárias, por meio do qual são estruturadas duas iniciativas: os NUDECs, que preparam as comunidades para uma atuação de prevenção e identificação de riscos, com foco na resiliência local; e as Equipes da Acolhida, preparadas para o atendimento e acolhimento da população nos pontos de apoio para os dias de chuva forte nas comunidades.

Com o programa, a Defesa Civil fortalece as comunidades de forma que atuem alinhadas às orientações de segurança em situação de risco. E nesse momento, as equipes repassam as recomendações não só para dias de chuva forte, mas identificam as necessidades locais para implementação de ações para o período de estiagem, com a abordagem de medidas de prevenção a incêndios em vegetações.

“Estamos revisando todos os nossos protocolos e a identificação das necessidades locais é fundamental para a adequação das ações de segurança em cada localidade. Neste momento, estamos fortalecendo as recomendações de prevenção aos incêndios”, pontuou o secretário de Defesa Civil, Tenente Coronel Gil Kempers

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir