Connect with us

Quatro meses depois e reconstrução de bairros atingidos por tragédia segue em ritmo lento; veja fotos

Cidade

Quatro meses depois e reconstrução de bairros atingidos por tragédia segue em ritmo lento; veja fotos

Já no Centro Histórico, limpeza e reconstrução das ruas, além do desassoreamento dos rios seguem em ritmo acelerado

Quatro meses depois e a reconstrução dos bairros atingidos pela tragédia em 15 de  fevereiro deste ano, que fez mais de 230 vítimas fatais e deixou centenas de desabrigados e/ou desalojados, segue em ritmo lento em Petrópolis. Marcas do forte temporal que assolou a cidade naquele dia seguem expostas por meio de casas destruídas, terras e entulhos que continuam ocupando as ruas, além da quantidade imensurável de buracos.

Vila Felipe, junho de 2022/ Foto: Mariana Rocha

A situação dos bairros se contrasta com a do Centro Histórico, onde o trabalho de recuperação segue a todo vapor tanto nas ruas quanto dentro dos rios, onde têm ocorrido uma série de intervenções de limpeza e desassoreamento assim como construções de muros de contenção.

Centro/ Foto: Ascom PMP

Fotógrafa, Mariana Rocha tem percorrido as localidades que sofreram com as chuvas desde fevereiro e vem registrando a realidade de cada uma delas. Nesta semana, passou pelas regiões do Vila Felipe, Servidão Honorato da Silva Pereira (atrás do shopping 608), Conde D’Eu, Chácara Flora e 1º de maio.

“Tinha ido no Vila Felipe há um mês e parece que teve algum nível de limpeza dos entulhos nesse período, mas o cenário de quatro meses depois ainda é absurdo, a quantidade de buracos que têm na pista e isso continua. Não tem um tapume de obra, não tem nada que indique que vão fazer alguma coisa”, diz Mariana.

Vila Felipe, junho 2022/ Foto: Mariana Rocha

Presidente da Associação de Moradores do bairro, Milena Pagano Cabral diz que as equipes de limpeza da Prefeitura estão no Vila Felipe direto, mas que ainda é preciso retirar todo entulho, pedras e barros para ver o que vai ser feito posteriormente.

Entre o que já foi realizado, Milena cita boa parte de recuperação da Travessa Goitacazes, no Campinho; a contenção da Rua Juvenal Amaral, que está sendo feita; o conserto da galeria da Rua Paulino Guimarães e, a obra no Rio Vila Real, que também segue sendo realizada.

Chácara Flora

Vila Felipe, junho de 2022/ Foto: Mariana Rocha

A mesma situação do Vila Felipe, segundo Mariana, ocorre no Chácara Flora. “Talvez tenham tirado algum entulho, terra, mas o impacto da destruição ainda é o mesmo”, comenta.

Chácara Flora, junho 2022/ Foto: Mariana Rocha

Servidão Honorato da Silva Pereira e 1º de Maio

Já na Servidão Honorato da Silva Pereira (atrás do shopping 608). “O mesmo montinho de terra que vi um mês atrás continua ali. Acho que em algum momento devem começar a fazer, mas o quão lento isso é”, observa.

Servidão Honorato da Silva, junho 2022_Foto: Mariana Rocha

Também na Rua 1º de Maio, Mariana disse que não se vê movimentação de obras de recuperação.

Foto: Mariana Rocha

Conde D’Eu

Na Conde D’Eu, a fotógrafa diz que a situação está mais avançada, mas ainda é possível ver os rastros deixados pela tragédia. Na localidade, ainda faltam limpeza e obras.

Conde D’Eu, junho 2022/ Foto: Mariana Rocha

A Sou Petrópolis questionou a Prefeitura sobre a previsão para o trabalho de recuperação dessas localidades e aguarda resposta.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir