Connect with us

Diplomata petropolitano será embaixador do Brasil em países africanos

Cidade

#PersonalidadesDePetrópolis

Diplomata petropolitano será embaixador do Brasil em países africanos

Ademar Seabra da Cruz irá exercer a função em Moçambique, Essuatini e Madagascar

O diplomata petropolitano Ademar Seabra da Cruz foi indicado para ser embaixador do Brasil em três países africanos. A indicação já foi aprovada pelo Senado, com 40 votos positivos, uma abstenção e um voto contrário.

A área de atuação de Ademar será em Moçambique, Essuatini e na ilha de Madagascar. O petropolitano se junta a outros 90 diplomatas em exercício no continente africano. Anteriormente, Ademar fazia parte do Consulado Geral do Brasil em Toronto, no Canadá.

Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

De Petrópolis para a África

Ademar cresceu no Alto da Serra e estudou no Colégio Estadual Rui Barbosa, localizado no mesmo bairro. O diplomata também cursou Letras pela Universidade Católica de Petrópolis, mas não concluiu o curso.

Por fim, se formou em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e se graduou em Preparação à Carreira de Diplomata, com mestrado em Ciência Política pela UNB e filosofia pela London School Of Economics e Political Science.

Posteriormente, o petropolitano fez doutorado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com informações da Agência Senado, o diplomata inciou a carreira no Itamaraty, em 1991, onde atuou como chefe da divisão de ciência e tecnologia. Além disso, o Ademar também foi assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Fora do Brasil, o diplomata já atuou em Lima, no Peru, Montevidéu, no Uruguai, Varsóvia, na Polônia e em Toronto, no Canadá.

Entenda o trabalho dos embaixadores

O embaixador é um funcionário diplomático que representa o país junto a outro órgão internacional. Entre suas principais funções, o embaixador é responsável por chefiar a missão diplomática de seu país, informando o governo sobre os acontecimentos na nação estrangeira e promovendo relações amistosas e diplomáticas, com foco na melhora dos vínculos econômicos, culturais e científicos. Basicamente, um embaixador é o emissário nacional que busca melhorar as relações e estreitar os lações entre os países.

Grandes diplomatas brasileiros

O Brasil já teve outros grandes diplomatas. Entre os principais, podem ser citados Alexandre de Gusmão, responsável pelo Tratado de Madrid, em 1750. Alexandre é conhecido como o “avô dos diplomatas brasileiros”.

Mais recentemente, em 1963, o brasileiro João Augusto de Araújo Castro fez o histórico discurso na 18ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, pregando os “Três D’s”, que seriam referentes a desarmamento, desenvolvimento e descolonização.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir