Lixo produzido na Oktoberfest será enviado para cooperativa de reciclagem
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, organização do evento reforça o compromisso com a sustentabilidade
Todo o lixo produzido na Oktoberfest será enviado para uma cooperativa de reciclagem. A quarta edição da festa será os dias 16 a 19 e 24 a 26 de junho e terá uma série de ações voltadas à sustentabilidade. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado em 5 de junho, a organização reforça seu compromisso com o Meio Ambiente e acredita que tais medidas são simples, mas fazem diferença do ponto de vista da sustentabilidade.
Fotos: Divulgação Cooper Serra
“Acreditamos que esta deve ser uma preocupação cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. Cuidar do Meio Ambiente é um dever do poder público, mas também de toda a população. Ao colocarmos iniciativas como essas em um evento que vem se consolidando como um dos maiores do calendário turístico de Petrópolis estamos chamando a atenção para um tema importante e podemos servir como exemplo para outras produções que acontecem na cidade”, diz o produtor do evento, Antonio Nassif Jr.
Sobre o processo
O lixo será recolhido e enviado para a Cooper Serra, cooperativa que funciona no Atílio Marotti e emprega oito pessoas. De acordo com o responsável pela cooperativa, Anderson Juliano, por mês são recolhidas 15 toneladas de materiais passíveis de reciclagem na cidade.
Ele explica que após o recolhimento é feita a pesagem deste material e depois a separação. “Após esta etapa alguns materiais são prensados e outros, como tampinhas de refrigerante, são triturados, para posterior transformação”, explica.
Este é o primeiro evento público em que a Cooperativa fará esse trabalho de separação e reciclagem. “É um trabalho que vai ajudar a cidade na busca por uma cultura de separação do lixo”, destaca Anderson Juliano.
Outras iniciativas
Além da reciclagem do lixo, a Oktoberfest não fará uso de copos de plástico e terá também o recolhimento do óleo vegetal tanto dos restaurantes e food trucks do evento como os levados pelos visitantes. Haverá um espaço para que as pessoas possam deixar o óleo usado.