Connect with us

Casa de Petrópolis recebe palestra gratuita da museóloga Mônica Xexéo neste sábado

Agenda

Casa de Petrópolis recebe palestra gratuita da museóloga Mônica Xexéo neste sábado

Além da palestra, haverá uma mesa redonda com a presença do artista plástico e diretor de arte e cultura da Casa, Luiz Aquila, e da historiadora e representante do segmento de Museus do Conselho Municipal de Cultura, Rachel Wider

A museóloga Mônica Xexéo estará na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura para uma palestra inédita no local sobre “Os Museus de Arte na Perspectiva Contemporânea”.

O V Encontro Plástico ocorre neste sábado (04), a partir das 18h e tem entrada gratuita. Além da palestra, haverá uma mesa redonda com a presença do artista plástico e diretor de arte e cultura da Casa, Luiz Aquila, e da historiadora e representante do segmento de Museus do Conselho Municipal de Cultura, Rachel Wider.

Foto 1: Reprodução Instagram @jmiotto_ e Foto 2: Marcos Ramos / Agência O Globo

Monica Xexéo, que foi diretora do Museu Nacional de Belas Artes entre 2006 e 2021, irá abordar três importantes eixos na estrutura de um museu: a preservação, a memória e a inovação, destacando a interdisciplinaridade das atividades e dos profissionais em uma instituição museológica de arte na atualidade.

“Os museus somos nós! São espaços de conhecimento, investigação, inovação, reflexão, sentimento, entretenimento, inclusão e preservação que buscam interpretar e escrever a nossa história, através do estudo científico dos objetos sob sua guarda”, destaca Monica.

Museóloga e mestre em História e Crítica da Arte pela UFRJ, Monica Xexeo ingressou em 1980 no corpo técnico do Museu Nacional de Belas Artes, onde foi Curadora da Coleção de Desenho Brasileiro, entre 1987 e 2004. Ficando entre 2004 e 2005 como coordenadora técnica. Tem experiência nas áreas de Patrimônio e Crítica da Arte.

Seu interesse na história da arte no Brasil fixa-se no século XIX e primeiras décadas do século XX, tendo publicado ensaios em catálogos e periódicos especializados.

Mônica também foi curadora de importantes exposições no Brasil e no exterior, envolvendo segmentos da arte brasileira oitocentista e moderna.

Na última década tem se dedicado a projetos de preservação do patrimônio cultural e artístico brasileiro, realizando palestras e conferências sobre o assunto. Em 2014, foi condecorada pelo Presidente da Itália, com a L’Onorificenza Di Cavaliere.

Sobre os Encontros da Casa de Petrópolis

Pensando na formação de plateia para as diferentes artes, Luiz Aquila idealizou esses Encontros como eventos que busquem valorizar a construção do conhecimento participativo e possibilitar lazer com criatividade.

Os Encontros da Casa de Petrópolis” têm o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Edital Maria Luiza, do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. E parceria com o CEFET.

Haverá emissão de certificado para quem solicitar pelo e-mail: artecasadepetropolis@gmail.com.

Pra anotar aí:

V Encontro Plástico – “Os Museus de Arte na Perspectiva Contemporânea”, com Monica Xexéu

Data: 04 de junho – 18h

Local: Casa de Petrópolis Instituto de Cultura – Avenida Ipiranga, 716 – Centro – Petrópolis

Entrada franca.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir