7 lugares para acampar em um tour guiado em Petrópolis
Com a maioria das áreas dentro de unidades de conservação, a entrada só é permitida através de autorização e com a presença de um guia
Matéria atualizada às 12h do dia 2 de maio de 2024
Em meio às montanhas, Petrópolis é um dos lugares para se encontrar com as belezas naturais e se conectar com a natureza. Com vales, parques e paisagens únicas, a cidade imperial também é um dos destinos favoritos para aqueles que gostam de se aventurar e passar dias acampando.
O guia André Vasconcellos, do Grupo Guia Nativos, contou que a maioria dos locais para acampar em Petrópolis está dentro de unidades de conservação. Por isso, só é permitida a entrada com a presença de um guia e com a autorização necessária, além de respeitar as leis como não poluir ou ir para locais proibidos pelos responsáveis. Confira essas e outras dicas ao fim da lista.
“O guia vai te trazer toda a realidade da unidade de conservação, como os locais, as trilhas, as histórias, além de uma condução consciente no meio ambiente, mostrando o ecossistema e fazendo a fiscalização”, diz o guia.
Conheça a lista dos principais pontos para se acampar em Petrópolis, além da dificuldade de acesso e distância até eles:
1- Vale da Lua de Itaipava
Localizado em Itaipava, o Vale da Lua é um dos principais pontos de camping em Petrópolis. Único desta lista fora das unidades de conservação, o Vale é uma área livre para acampamentos. Com muitos eucaliptos e araucárias, o acesso é fácil e é recomendado aos iniciantes.
Foto: @poraimih
- Recomendado para iniciantes.
2- Alto do Ventania
Tendo seu acesso a partir do Caxambú, o Alto da Ventania é uma das trilhas mais acessadas em Petrópolis. Com um dificuldade moderada, a trilha tem cerca de 5km de distância, além de uma inclinação leve e um desnível de 500 metros.
Foto: Breno Madeira
- Recomendada para iniciantes.
3- Pinheirinhos do Caxambú
Dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o trajeto dos Pinheirinhos do Caxambú é indicada para iniciantes. Com uma dificuldade semi-moderada, a trilha é usada por ciclistas e montanhistas, tendo pouca inclinação e poucas pedras. A trilha tem cerca de 1,7km de distância.
Foto: André Vasconcellos
- Recomendada para pessoas acostumadas a fazer trilhas.
4- Castelos do Açu
Essa talvez seja a trilha mais pesada desta lista. Com cerca de 8km de distância, a trilha é pesada, o que piora quando se vai acampar, devido aos equipamentos. É o ponto mais alto de Petrópolis e faz parte da travessia Petrópolis-Teresópolis. Os Castelos do Açu são formados por um amontado de pedras gigantes que lembram a construção de um castelo. Para acessar, é necessário entrar pela portaria principal do PARNASO, em Petrópolis.
Foto: @carloseduardo_cae e @vivifon
- Recomendada para montanhistas experientes
5- Pedra de Itaipava
A Pedra de Itaipava, que também é uma trilha pesada, ficando ainda mais difícil para acessar com equipamentos. Para subir ao ponto mais alto do local, os aventureiros precisarão andar entre 1h30 e 2 horas. Para chegar ao início da trilha, o aventureiro deverá ir até a estrada do Ribeirão Grande, na BR-040.
Foto: @adrianopenomundo e @thiago_miguel015
- Recomendada para montanhistas experientes
6 – Castelinho
Considerada uma das trilhas mais clássicas de Petrópolis, a trilha do Castelinho, ou Meu Castelo, no Morin, é parada certa de quem quer desfrutar de uma vista fenomenal do Rio de Janeiro e da Baía da Guanabara em menos de uma hora de caminhada.Um dos principais diferenciais da trilha do Castelinho quando comparada a outras da cidade é a sua sinalização. Somada às várias placas pelo caminho que aumentam a sensação de segurança do visitante, o percurso é muito bem demarcado e de fácil acesso, tanto que a subida costuma levar de 40 minutos a uma hora.
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
- Recomendada para iniciantes.
7 – Cobiçado
O início da trilha até o Cobiçado é no Caxambu, no ponto final da linha de ônibus Caxambu – Santa Izabel, ao lado da Igreja da Vila Três Pedras. O ideal é deixar o carro próximo à Igreja, pois ao descer do Ventania, você chegará em um outro ponto mais acima do bairro Caxambu, logo, será preciso caminhar de volta até o carro. A parte mais difícil é a subida do Cobiçado por ser íngreme, mas é possível caminhar lentamente apreciando a paisagem da região e a diversidade da vegetação.
Foto: Breno Madeira
- Recomendada para montanhistas experientes
Dica de passeio guiado para as trilhas e acampamentos:
O Grupo Guia Nativos é formado por experientes guias de atrativos naturais. Eles oferecem serviços de guiamento para trilhas, montanhismo e escaladas. Para mais informações, entre em contato com:
- Guia André Vasconcellos (24) 992047713
- Instagram @guiasnativos_
Dicas importantes:
Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados. Para acampar, ainda mais em unidades de conservação, os cuidados são os mesmos.
- Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva
- O ideal e recomendado é que as trilhas sejam feitas com a supervisão de um guia.
- Prefira horários de dia para fazer a trilha. Ir ou voltar no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho.
- Não faça fogueiras.
- Recolha todo o seu lixo.
- A natureza agradece!
Veja também:
- Temporada de montanhismo é aberta em Petrópolis
- Castelinho: tudo o que você precisa saber antes de fazer uma das trilhas mais clássicas da cidade
- Saiba como funciona a travessia Petrópolis x Teresópolis; o percurso é realizado em três dias
- 9 opções de trilhas rápidas para fazer em família em Petrópolis