Grupo cria ‘Confraria Coisas de Mulher’ para marcar presença feminina no setor cervejeiro em Petrópolis
Criada em março deste ano, a Confraria pretende idealizar projetos, ações sociais e eventos, além de proporcionar momentos de estudos sobre o mundo da cerveja entre mulheres
Um grupo composto por 16 mulheres compõe a “Confraria Coisa de Mulher” que surgiu com o objetivo de marcar a presença feminina no setor cervejeiro em Petrópolis. Criado em março deste ano, o grupo pretende idealizar projetos, ações sociais e eventos, além de proporcionar momentos de estudos sobre o mundo da cerveja entre mulheres.
Foto: Divulgação Confraria Coisa de Mulher
Petrópolis é considerada a Capital Estadual da Cerveja, mas segundo Juliana de Souza, presidente da Confraria Coisa de Mulher, o setor produtor na cidade é muito marcado pela presença masculina. A Confraria surge, então, como forma de destacar o interesse também das mulheres em produzir e degustar cerveja.
Juliana de Souza, presidente da Confraria/ Foto: Divulgação Confraria Coisa de Mulher
Com isso, os encontros entre as integrantes da Confraria têm ocorrido uma vez por mês. E, segundo Juliana, o grupo está aberto para quem quiser participar. As interessadas podem entrar em contato por mensagem pelo Instagram. “Precisamos de pessoas comprometidas e que façam a diferença nesse meio”, diz.
Além de fortalecer o setor cervejeiro no universo feminino, o grupo também demonstrou muita parceria após a tragédia de fevereiro desse ano, mostrando que esta união veio para ficar.
“Foi uma cumplicidade naquele momento, uma ajudando a outra, parecendo que nos conhecíamos há anos. Após a tragédia, quando nos reencontramos foi com mais força e garra. E vimos que não queríamos mas deixar esse ato revolucionário. A ideia é que possamos praticar a inclusão no meio cervejeiro dando espaço, principalmente, para a diversidade”, diz Juliana, acrescentando que muitos projetos da Confraria já devem sair do papel em breve.