Connect with us

Encontro reúne alunos em busca de iniciativas para evitar evasão de potências jovens de Petrópolis

Cidade

Encontro reúne alunos em busca de iniciativas para evitar evasão de potências jovens de Petrópolis

Innovation Camp – Bem Petrópolis reuniu 40 estudantes no Serratec. Proposta aprovada foi a criação do app BemPetro, com o objetivo de conectar os jovens ao mercado de trabalho e a eventos esportivos e culturais que ocorrem na cidade

Um grupo de estudantes das redes pública e particular de Petrópolis participou de um encontro de inovação que buscou iniciativas para evitar a evasão de potências jovens da cidade. Ao todo, foram dez propostas apresentadas e uma foi vencedora. Ela consiste na criação de um aplicativo, chamado BemPetro, para conectar os jovens ao mercado de trabalho e a eventos esportivos e culturais que ocorrem em Petrópolis.

Foto: Divulgação Serratec

O Innovation Camp – Bem Petrópolis foi realizado no último sábado (21), no Serratec, bairro Quitandinha. O evento mobilizou cerca de 40 estudantes do Colégio e Curso PRW e dos colégios estaduais Araras e Irmã Cecília Jardim.

Dez grupos foram formados no auditório a fim de exercitar as soft skills, habilidades e competências fundamentais que envolvem  criatividade, multidisciplinaridade, resiliência e capacidade de solucionar problemas complexos por meio de soluções simples.

Além disso, também consistem no espírito de trabalhar em equipe de forma colaborativa, autonomia para tomar decisões, saber buscar oportunidades, ser flexível, ter uma postura proativa, inteligência emocional e capacidade de se comunicar.

Foto: Divulgação Serratec

A expectativa agora é que o projeto saia do papel. Segundo Thaís Ferreira, gerente-executiva do Serratec e CEO da TIC Social, os estudantes serão convidados para, em conjunto com alunos da Residência em TIC, possam estruturar melhor o projeto, organizando os requisitos básicos do aplicativo e produzindo um primeiro protótipo. O TIC é um programa de qualificação profissional em TI promovido pela  instituição com apoio do Senai e empresas de base tecnológica.

O júri, formado por Lucimar Cunha, diretora da FAETERJ Petrópolis; Marcelo Carius, diretor do Serratec e CEO da Neki; Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe; Patrícia Salamonde, da associação SOS Serra; e Sandro Pizzatto, head de Estratégia e Transformação Digital da Ancar Ivanhoe; avaliou as propostas seguindo critérios previamente estabelecidos e apresentados durante o evento.

Sobre o encontro

A iniciativa foi realizada pela Junior Achievement Rio de Janeiro e pela Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, com o apoio das instituições locais  SOS Serra e Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana.

Durante o encontro, alunos contaram com o suporte de quase 30 voluntários da JA Rio de Janeiro e da Ancar Ivanhoe.  “A proposta da aplicação não era trazer à tona, mais uma vez, os problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos meses, mas sim motivar os jovens de Petrópolis a pensarem nas oportunidades que a cidade tem a oferecer”, diz Graziella Castilho, presidente da JA Rio de Janeiro.

Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe, acrescenta que foi um dia repleto de trabalho, criatividade, colaboração, inovação, trocas e aprendizados.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir