Connect with us

Estudantes de Petrópolis se encontrarão em programa de inovação para reconstrução da cidade

Cidade

Estudantes de Petrópolis se encontrarão em programa de inovação para reconstrução da cidade

Iniciativa oferece ferramentas de Design Thinking como estratégia na busca por soluções de problemas que impactam a vida da população

Reconstruir. Esse tem sido um dos principais desafios de Petrópolis desde a tragédia causada pelas fortes chuvas em fevereiro deste ano. Graças ao empenho de moradores, empresas, poder público, organizações e pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, a cidade já começa a se reerguer.

Foto: Divulgação Bem Petrópolis

Com o intuito de apoiar este processo, a ONG Junior Achievement Rio de Janeiro e a Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, realizarão o programa Innovation Camp – Bem Petrópolis – até o dia 21 de maio. A iniciativa tem o apoio das instituições locais Serratec – Parque tecnológico da Região Serrana e SOS Serra.

A iniciativa visa mobilizar aproximadamente 50 estudantes das redes pública e privada de ensino a, juntos, utilizarem ferramentas que proporcionem um rápido aprendizado sobre Design Thinking, conjunto de métodos e ferramentas que combina empatia, criatividade e racionalidade a fim de compreender necessidades e solucionar “dores”.

Durante e entre os encontros, realizados de maneira híbrida (presencial e online), os participantes – alunos dos colégios estaduais Araras e Irmã Cecília Jardim, e do Colégio e Curso PRW – contarão com o suporte de quase 30 voluntários da JA Rio de Janeiro e da Ancar Ivanhoe.

“Os estudantes trabalharão em grupos para desenvolver soluções inovadoras para um desafio proposto. Após uma contextualização inicial do problema, mentores conduzem as etapas de imersão, ideação e prototipação de suas soluções. Ao final do dia, os alunos apresentam suas soluções para um júri, que avalia a melhor proposta de acordo com os critérios estabelecidos”, explica Michele França, coordenadora de Projetos da JA Rio de Janeiro.

Para Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe, o programa tem o objetivo de ser um instrumento de desenvolvimento social para a comunidade de Petrópolis.

“Buscamos constantemente contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que estamos inseridos. Por isso, desenvolvemos o programa a partir de quatro pilares: foco no ser humano, colaboração multidisciplinar, tangibilização de ideias e viabilidade econômica”, conclui.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir