Connect with us

Cram tem 558 registros de atendimentos de violência contra a mulher entre janeiro e março deste ano

Cidade

Cram tem 558 registros de atendimentos de violência contra a mulher entre janeiro e março deste ano

Nesta semana, um vídeo que circulou na internet de um homem jogando gasolina em uma mulher no Centro provocou indignação

Um vídeo que mostra um homem jogando gasolina em uma mulher no Centro de Petrópolis provocou choque e indignação nesta semana. A mulher conseguiu fugir e o caso foi registrado na delegacia como tentativa de feminicídio. O homem segue sendo procurado pela polícia.

Foto: Reprodução Redes Sociais

O caso chama a atenção para situação da violência contra a mulher que, segundo dados do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), vem aumentando em Petrópolis.

Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 558 atendimentos. Desses, 321 foram presenciais. No mesmo período de 2021, foram registrados 232 atendimentos presenciais e, segundo o Cram, não há registros com relação a audiências e atendimentos virtuais/por telefone.

O Cram oferece primeiro acolhimento, atendimento jurídico, social e psicológico. Ainda há acompanhamento psicológico em alguns casos e acompanhamento jurídico para os processos de medida protetiva. A mulher que busca o Cram não é obrigada a fazer o registro de ocorrência.

Registros na delegacia

Já os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) revelam que não houve registros de tentativa de feminicídio e feminicídio entre os meses de janeiro e abril de 2022 nas delegacias de Petrópolis. No ano passado, foram: uma tentativa e quatro feminicídios registrados na 105ª Delegacia de Polícia (DP). Já em 2019, o número de tentativas foi ainda maior: 13 e um feminicídio.

Como registrar ocorrência?

Para fazer o registro de ocorrência e pedir a medida protetiva a mulher deve se dirigir a delegacia, em qualquer horário, e após registrar a ocorrência, caso esteja com ferimentos deverá ir a Sala Lilás para realizar o exame de corpo delito.

A sala fica ao lado do Instituto Médico Legal (IML), no Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas, e é voltada para o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência – e também crianças e adolescentes – para exame pericial após Registro de Ocorrência Policial.

Rede integrada

Segundo a Prefeitura, a rede de proteção à mulher em Petrópolis funciona de forma integrada, com diálogo e reuniões constantes entre os diversos serviços. Inclusive com ações conjuntas eventualmente para garantir proteção e abrigo para vítimas de violência.

Mulheres vítimas de violência podem buscar o apoio do Cram de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Os telefones para contato são: 22436152  22436212 988397387. O Cram funciona na Rua Santos Dumont, 100, no Centro da Cidade.

Outros telefones importantes

  • 180 (Central de Atendimento à Mulher)
  • 22914020 (batalhão da polícia militar)
  • 992221489 (whatsapp da polícia militar)
  • 190 (Polícia Militar)

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir