Connect with us

Petrópolis inaugura Sala Lilás para atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência

Cidade

Petrópolis inaugura Sala Lilás para atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência

Todo atendimento, vai acontecer respeitando o sigilo da paciente.

Petrópolis inaugurou nesta quarta-feira (17/06) a primeira Sala Lilás do interior do estado do Rio de Janeiro. O espaço, que fica ao lado do Instituto Médico Legal (IML), no Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas, é voltado para o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência – e também crianças e adolescentes – para exame pericial após Registro de Ocorrência Policial.  Um setor reservado, com profissionais especializados.

Foto Divulgação

A Sala vai trabalhar em conjunto com o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), que funciona na 105ª DP, e toda a rede de atendimento à mulher já existente no município. Mulheres que sofrerem algum tipo de violência serão encaminhadas para a Sala Lilás, imediatamente.

O espaço conta com sala de atendimento, brinquedoteca, banheiro, sala de reuniões e consultório para coleta de exames. A ambientação é acolhedora e aconchegante com mensagens escritas nas paredes que servem de apoio. Todo atendimento, que é feito de maneira humanizada, se dá respeitando o sigilo.

“A Sala Lilás é um ganho enorme pra perícia, uma vez que o nosso fluxo se modifica um pouco. A mulher em situação de violência primeiro procura a delegacia, depois ela vai ser recepcionada aqui com o acolhimento diferenciado através de enfermeiras, assistentes sociais e psicólogos”, destaca Mary Laura Garnica, médica perito legista da Polícia Civil.

Foto Divulgação

“Defendo um modelo de segurança cidadã. Porque a segurança pública não se faz só com a Polícia Civil e Militar, ela tem que ser um conjunto encadeado, junto com a prefeitura, a pericia, as polícias e o próprio cidadão. Então estamos inaugurando aqui uma iniciativa que é um modelo de segurança cidadã”, completa a delegada titular da 105ª Delegacia, Juliana Ziehe.

Petrópolis já conta com uma rede integrada de atendimento à mulher. Funciona com o Nuam, o Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), a Atenção Básica na Secretaria de Saúde, a Patrulha Maria da Penha, programa da Polícia Militar, e a Sala Violeta, que funciona no Fórum de Itaipava, além do Comdim, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“Esse equipamento vai complementar a rede de atendimento á mulher, que passa por várias outras instituições, outros instrumentos de acolhimento. Esse equipamento vai trazer para a mulher um acolhimento e um calor humano que é tudo que ela precisa nessa hora”, destaca a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Ana Maria Rattes.

“A Secretaria de Saúde, junto com os outros órgãos e equipamentos envolvidos no projeto, vai concretizar essa assistência da mulher. A Sala Lilás vai trabalhar com as enfermeiras 24 horas, com uma equipe multiprofissional”, explica a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

O projeto conta com o apoio também da Fase. “É uma honra poder trabalhar num projeto de valorização da mulher. O prefeito abraçou esse projeto que é realmente fantástico. Vai ser um espaço também de cenário para os nossos alunos”, Afonso Chaves, diretor da Faculdade de Medicina/Fase

A Sala Lilás fica na Rua Vigário Corrêa. 1.345, Corrêas. O telefone de contato é o (24) 2246-8452.

Para denunciar:

Disque Denúncia

Basta ligar para 180 (Central de Atendimento à Mulher). A denúncia pode ser feita de forma anônima para garantir a segurança da pessoa.

Se a violência for contra uma pessoa menor de idade, a denúncia deve ser feita na Delegacia da Criança e Adolescente. Em casos emergenciais, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Cram – Centro de Atendimento à Mulher

Vítimas de violência — seja ela sexual, agressão física, psicológica ou ameaça — devem entrar em contato através do número (24) 98839-7387 e serão encaminhadas para algum serviço essencial, como delegacia, hospital, ou o caso é levado às profissionais técnicas que estão de plantão. As mulheres recebem todas as orientações necessárias sobre como agir tanto em momento de violência, como no pós.

Além do telefone do Cram, denúncias de violência doméstica também podem ser feitas para a Polícia Militar, pelos números (24) 2291-4020, 2242-8005, além de poder contatar via WhatsApp a emergência da PM, pelo número (24) 99222-1489.

Nuam – Núcleo de Atendimento à Mulher

Localizado na 105ª DP – Retiro / 24 horas por dia.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir