Connect with us

Uso de máscara em escolas e no transporte público volta a ser recomendado em Petrópolis

Saúde

Uso de máscara em escolas e no transporte público volta a ser recomendado em Petrópolis

Decisão do Comitê Científico teve como base dados epidemiológicos do município, incluindo internações hospitalares

O Comitê Cientifico de Petrópolis definiu, na manhã desta quarta-feira (18), pela recomendação do uso de máscaras nas unidades de ensino da rede pública e privada, assim como nos transportes públicos e escolares.

A decisão teve como base os dados epidemiológicos, incluindo as internações hospitalares. Neste momento, há apenas quatro pessoas internadas com teste positivo para a covid-19 no município. As taxas de ocupação em leitos do SUS, tanto clínicos quanto de UTI, estão zeradas.

Foto: Getty Images via BBC

Também foi recomendada a revisão do protocolo sanitário das escolas, assim como a intensificação da vacinação contra o coronavírus e influenza. “Observamos que os índices de positividade em crianças continuam baixos. Hoje, por exemplo, temos 24 crianças com síndrome gripal internadas na pediatria do Hospital Alcides Carneiro e nenhuma delas foi positivada para covid-19 ou influenza. No caso das escolas, os casos confirmados se tratam de professores e outros profissionais da educação”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.

Entre os dias 1º e 18 de maio, foram realizados 1.277 testes de covid-19 – entre eles, estão 78 crianças. Ao todo, foram 132 casos positivos, sendo 126 em pessoas adultas e seis em crianças.

“No entanto, é importante frisar que a pandemia ainda não acabou. É nosso papel acompanhar esse novo momento e seguir as recomendações da Secretaria da Saúde, que segue monitorando todos os casos. Preservamos e reafirmamos nosso papel de prezar sempre pela saúde de todos e pela educação”, complementa Bomtempo.

Conscientização

Segundo o infectologista Marcos Liserre, presidente do Comitê, o momento é de reforçar a vacinação. “A situação atual não caracteriza um surto, pois são casos pontuais. O mais importante, neste momento, é a conscientização de pais e responsáveis sobre a importância da vacinação, ou seja, aumentar a cobertura vacinal”, disse.

Adriana de Paula, secretária de Educação, afirma que a manutenção de todas as medidas de proteção, como o distanciamento social, uso de álcool em gel, entre outros, são fundamentais, por isso, a Educação está trabalhando de forma intersetorial com a saúde. “Começaremos, já nesta quinta-feira (19) a revisar o protocolo sanitário elaborado antes do retorno das aulas. O documento, inclusive, será submetido ao Comitê Cientifico”, explica Adriana de Paula.

E. M. O. Josemar Contage, em Corrêas – Foto Divulgação PMP

Já o secretário de Saúde, Marcus Curvelo disse que a Secretaria de Saúde segue monitorando o número de casos e não há qualquer tipo de impacto na rede de saúde ou aumento na quantidade de óbitos causados pela covid-19. “Porém, seguimos observando e, se for necessário, o Comitê Cientifico voltará a se reunir nos próximos dias”, destaca Marcus.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir